As oito vagas de Mato Grosso na Câmara Federal deverão ter renovação significativa a partir de janeiro, na legislatura 2023-2026. Ao final da apuração, três partidos dividirão a representatividade do estado na Câmara dos deputados. O PL, do presidente Jair Bolsonaro, garantiu quatro vagas. O MDB assegurou as duas vagas, mesmo número do União Brasil.
Detalhe importante é que a deputada Rosa Neide, do PT, não conseguiu a reeleição, apesar de ter conseguido a maior votação (124.638 votos). Dr. Leonardo (Republicanos), que representa a região, por Cáceres, também saiu derrotado. O bolsonarista Nelson Barbudo, também do PL, foi outro que caiu nestas eleições.
Quanto à região de Tangará da Serra, mais uma vez a falta de espírito associativo impediu a representatividade da região. Os candidatos de Tangará da Serra mais votados foram Wagner Ramos (UB, com 12.475 votos) e Karen Rocha (PSB, com 10.839).
Composição da bancada de Mato Grosso em Brasília a partir de 2023:
- Fábio Garcia (União Brasil - 98.704 votos);
- Abílio (PL - 87.072 votos);
- José Medeiros (PL - 82.182 votos);
- Juarez Costa (MDB - 77.528 votos);
- Emanuelzinho (MDB - 74.720 votos);
- Amália Barros (PL - 70.294 votos);
- Coronel Fernanda (PL - 60.304 votos);
- Coronel Assis (União Brasil - 47.479 votos).




