Dengue

O ano mal começou e a dengue já acende o sinal vermelho em Mato Grosso com uma média de 16 casos registrados por dia. Em menos de 20 dias de janeiro, no Estado, já são 249 ocorrências confirmadas, espalhadas por 41 municípios, conforme dados do Ministério da Saúde, que apontam ainda uma morte em investigação.

Alerta

Os municípios com mais casos da doença são Sinop com 61, Tangará da Serra, com 26, Várzea Grande (16), Nova Mutum (13), Cáceres e Cuiabá com 10 casos da doença. Com as chuvas, o cenário se torna ainda mais preocupante, elevando o risco de novos surtos e reforçando a necessidade de medidas urgentes.

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) segue com inscrições abertas até sexta-feira, 23 de janeiro, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior do Governo Federal. A Unemat oferece 2.390 vagas para início em agosto. São 60 cursos de graduação para ingresso no período letivo de 2026/2.

Temporal

Um forte temporal atingiu o distrito de Nova União, em Cotriguaçu, na terça-feira, 20, e causou grandes estragos. A chuva intensa provocou alagamentos, danificou estradas e pontes e acabou arrastando uma casa com a força da enxurrada. Vídeos gravados por moradores mostram ruas tomadas pela água e famílias isoladas. A Defesa Civil do Estado seguiu para o município a fim de auxiliar os moradores e trabalhar no levantamento de danos.