A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue (Unitan), o Banco de Sangue público de Tangará da Serra prepara uma nova campanha para doação de sangue em fevereiro.

Desta vez, a campanha tem o apoio do Grupo Sementinhas. Será dia 19 de fevereiro e quem puder colaborar, seja doador regular ou candidato à doação, deve se dirigir à Rua Benedito Pereira de Oliveira (Rua 05), no Jardim Europa – no banco de sangue.

“O Projeto Sementinhas abraçou mais esta causa, visando contribuir não só com o nosso Município, como outras cidades da região. (…) A necessidade deles é de no mínimo 300 bolsas mensais e tem coletado 190. Então fica um débito bastante grande e essa demanda é suprida com o Hemocentro de Cuiabá”, justifica a colaboradora do grupo, Dinalva Silva, ao convidar todos os tangaraenses para este gesto nobre. “Nos custa só um pouquinho de tempo, tirar parte do dia para salvar vidas”.

E completa.

“O bom seria que tivéssemos como um compromisso, respeitando os intervalos de doação, e contribuir. Então, o que a gente espera [para o dia 19 e outros dias], que as pessoas possam contribuir e desde já fica nosso agradecimento pelo apoio”,
convida.

O candidato à doação deve ter entre 16 e 69 anos (menores de idade acompanhados do pai ou mãe), pesar no mínimo 51 quilos, estar saudável e bem alimentado. Caso tenha tido Covid, esperar 30 dias após o desaparecimento dos sintomas.

Já aqueles que foram vacinados contra a Covid-19 devem esperar 48h após ter tomado a vacina Coronavac e sete dias após ter tomado a Astrazeneca.

Importante levar um documento oficial com foto.