Para evitar o acúmulo de lixo, água parada e a proliferação do mosquito da dengue, Tangará da Serra mantém um ecoponto exclusivo para o descarte correto de pneus. O local, situado na Avenida Brasil, entroncamento com o Anel Viário André Maggi (último barracão à direita), no Jardim Esmeralda, funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, sem intervalo, recebendo gratuitamente pneus de bicicleta, moto, carro e outros tipos, sem limite por pessoa.
De acordo com o coordenador de Resíduos Sólidos, Gabriel Oliveira, o serviço integra o processo de logística reversa, realizado pela Associação Nacional das Indústrias de Pneumáticos (ANIP), que coleta os pneus e os encaminha para a destinação ambientalmente adequada, com autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
Segundo Gabriel, após recolhidos, os pneus são transportados para empresas que realizam a separação da borracha, ferro e arame por meio de trituração. O ferro é reciclado, e a borracha pode ser reaproveitada em novos pneus, pisos industriais, asfalto ou até utilizada como combustível em cimenteiras, onde a queima ocorre em fornos controlados.
O coordenador alerta que apesar da estrutura disponível, ainda há casos de descarte fora do horário o que causa acúmulo na porta do ecoponto e dificulta o trabalho dos servidores. Ele reforça que cada pessoa deve colocar seu próprio pneu no local adequado, já que o funcionário presente apenas orienta e não tem condições físicas de carregar materiais deixados irregularmente.
Além de ocupar espaço e servir de criadouro para insetos, um pneu descartado na natureza pode levar cerca de 600 anos para se decompor. O descarte correto é essencial para a saúde pública e para a preservação ambiental do município.




