Desde que teve uma de suas pesquisas impedidas de ser divulgada pela Justiça Eleitoral que concordou, na oportunidade, com o pleito do candidato Reck Júnior (PSD), alegando que ela não podia ser estimulada apenas com candidatos de Tangará da Serra, mesmo que o objetivo fosse ver a percepção dos eleitores para as candidaturas locais, o Diário da Serra deu início a campanha de resgate e valorização de seu trabalho nessa área.
O Diretor do DS, Mano Reski anuncia que entendeu como necessário essa ação, pois a partir dessa impugnação por questões técnicas, membros da campanha do candidato deram início a uma avalanche de publicações em redes sociais tratando como fraude aquela pesquisa.
“Mas eles tinham objetivo traçado, que foi o de divulgar outros resultados como se fossem verdadeiros, com números não reais com o objetivo de confundir o eleitor, só que a estratégia não deu certo. Reputações construídas ao longo de anos não são destruídas dessa forma. A população de Tangará da Serra hoje tem como referência e confia nos números das pesquisas DS, pois sempre se aproximaram da realidade”,
afirma.
As afirmações do diretor do DS se confirmam mais uma vez nas pesquisas realizadas neste pleito eleitoral. Veja o exemplo das candidaturas tangaraenses a deputado federal de Wagner Ramos e Karen Rocha. Eles conseguiram 16,37% e 11,81% dos votos dos tangaraenses, respectivamente. A última pesquisa DS mostrava que Wagner Ramos teria 16,92% e Karen Rocha 9,49% dos votos. O primeiro com números praticamente cravados e a segunda dentro da margem de erro da pesquisa que era de 5%, isso sem levar em conta o sprint final da candidata que foi forte e ganhou inúmeros votos. A diferença da pesquisa para os votos reais foi de apenas 2,32%.
Vejam o exemplo da pesquisa impedida de ser divulgada dentro do período eleitoral, da forma estimulada, ela se assemelha aos números reais dos votos válidos, sem contar com brancos e nulos. Na votação para deputado estadual a pesquisa mostrava o Dr João com 30,26% e ele fez 30,52% dos votos úteis. Reck Júnior por sua vez, teve o apontamento de 15,90% na pesquisa e alcançou 17,23% na votação, contando apenas os votos válidos e assim seguiu com todos os candidatos de Tangará, exceto o Davi Oliveira que ficou 1,69% fora da margem de erro, mas isso se explica com a falta de folego no finalzinho da campanha, inclusive com inúmeras notícias de que estava faltando recursos para manter os compromissos assumidos e a própria investida do candidato Reck Júnior nos últimos dias que foi muito forte.
“Pesquisa é ciência, é estatística; se for bem feita, seguindo todas as estratificações necessárias os números nunca irão mentir”,
finaliza Mano Reski.




