Dados divulgados pelo consórcio de veículos de imprensa até sexta-feira, 25, apontaram que a média móvel de casos de Covid-19 no Brasil ficou em 19.702, completando duas semanas em tendência de alta. Ao todo, foram 25.790 novos casos conhecidos da doença até o último final de semana. Seguindo a mesma linha, em três dias Tangará da Serra saltou de 20 para 40 casos, configurando o crescimento de 100%, o que preocupa.

Embora os números tenham voltado a subir, o responsável Técnico pela Vigilância Epidemiológica no município, Fabrício Queiroz, destaca que ainda não se pode classificar como surto ou nova onda devido a alguns fatores.

“(…) temos uma média de oito casos novos diariamente. Então, isso fez com que a gente acendesse o alerta novamente. Não podemos dizer que estamos tendo uma nova onda, um surto, pois ainda é precoce para afirmar até porque com a cobertura vacinal a gente tende a observar uma manifestação diferente da que foi as outras ondas”,

frisou.

Neste momento, uma das muitas preocupações do setor de Saúde em Tangará da Serra gira em torno de saber qual a cepa está vigente no município, e para isso, de acordo com o gestor, as medidas cabíveis já foram tomadas.

“Já foram solicitadas por Tangará da Serra esse mapeamento genético dessas cepas, os materiais foram colhidos e enviados e estamos aguardando a diferenciação circulante no município”,

revelou Queiroz, ao solicitar que todos redobrem os cuidados e que principalmente adotem novamente as medidas de combate à doença preconizadas pelo Ministério da Saúde.

“(…) reforcemos as medidas de higiene sanitária, evitando aglomerações, lavando sempre as mãos retornando para casa com água e sabão ou utilizar álcool em gel no caso de impossibilidade da lavagem das mesmas, além das máscaras”.

Queiroz ressalta ainda que todas as pessoas que precisem acessar o sistema de Saúde, seja unidade de Pronto Atendimento, unidade básica, laboratórios, ou unidades particulares portem a máscara consigo, uma vez que a Secretaria de Saúde não dispõe de máscaras faciais para distribuição à população.