Mato Grosso conta atualmente com 29 municípios produtores de café e mais de 400 famílias envolvidas na atividade, segundo a Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (Seaf/MT). Na primeira edição do Concurso de Qualidade de Café de Mato Grosso, 16 municípios estão inscritos, demonstrando a expansão da cafeicultura e a presença da produção em diferentes regiões do Estado.
Entre os participantes está o agricultor de Tangará da Serra, Rodrigo Beitum, que cultiva café com a família e comercializa o produto na Feira do Produtor do município. A participação no concurso, que será realizado no dia 31 de outubro, em Juína, representa uma experiência inédita para o produtor, que vê no evento uma oportunidade de buscar melhorias na qualidade do café que chega aos consumidores.
O café produzido pela família é o Robusta Amazônico (da espécie Coffea canephora). A cultura, segundo o produtor, reúne diferentes clones, cada um com características próprias de produtividade, maturação e resistência às condições climáticas.
“Você tem que ver o clone que mais se adapta à sua região”,
explica.
O trabalho com o café envolve diferentes integrantes da família Beitum. Rodrigo e seu pai, Antônio, são responsáveis pelos cuidados diários com a lavoura, enquanto a mãe e a esposa auxiliam nas etapas de torra, moagem e embalagem. A comercialização também é feita pela família, que mantém presença na Feira do Produtor às quartas-feiras e aos domingos.
A expectativa, agora, é para participar do concurso.
“Nunca fomos nesses eventos. [Iremos] para ver, conhecer, e quem sabe, melhorar, para conseguir fornecer um café especial”,
afirma.








