Uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra, através da Secretaria de Saúde iniciou no final de semana nas feiras da Vila Alta e do Centro, em Tangará da Serra, as primeiras ações da Campanha Hepatite Zero desse ano. Os trabalhos estão acontecendo sob a coordenação do Centro de Testagem e Aconselhamento/Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE), órgão vinculado à Secretaria de Saúde do Município.

A testagem iniciou na tarde de sábado na Feira da Vila Alta, aonde cerca de 50 pessoas foram testadas. Já na manhã de domingo na feira do Centro o número também foi bastante expressivo, conforme os servidores.

Entre os testados esteve seu Alexandre Stefanello Segatto de 78 anos que não descuida da saúde.

“Eu fiz porque uma pessoa com 78 anos tem que fazer para saber como está a saúde e graças a Deus, tive a informação que estou bem”,

comenta o tangaraense que teve em aproximadamente quinze minutos a resposta do teste.

A ação que aconteceu no final de semana está sendo possível, graças à parceria com o Rotary Club Tangará da Serra Águas do Sepotuba que realizou a doação dos kits de testagem ao Município, que foram repassados ao club pelo Rotary International.

“A gente está realizando testes de Hepatite B e C em toda a população que queira fazer e para isso, a pessoa deve ter mais de 18 anos e se for menor de idade que esteja acompanhada dos pais”,

informa Stella Giansante, Bioquímica do Município.

Na oportunidade, Stella aproveitou para reforçar que esse trabalho também acontece durante toda a semana no CTA/SAE das 7h às 10h e das 13h às 16 horas. Para a realização do teste não há necessidade de pedido médico. Cabe ressaltar que além dos testes de Hepatite, no CTA/SAE são realizados também os testes de HIV e Sífilis.