A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) participa do Mutirão Ambiental em Diamantino e região, organizado pelo Sindicato Rural, entre os dias 2 e 5 de outubro de 2023. O objetivo do evento é levar atendimento para produtores rurais de nove cidades da região Centro Oeste de Mato Grosso sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR).
Os interessados podem se inscrever previamente por meio do formulário online e comparecer na data agendada com um documento pessoal com foto e/ou número do CAR.
Além do atendimento presencial e individualizado, o evento terá a palestra
“Oportunidades e desafios na regularização do imóvel rural”,
ministrada pela secretária Adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto, e uma reunião sobre o Sistema Mato-Grossense de Cadastro Ambiental Rural (Simcar) Assentamentos.
“Convidamos todos os produtores para aproveitar essa oportunidade de consultar como está a situação do seu processo do CAR na Sema. Estaremos com o Simcar em campo, com uma equipe preparada e um atendimento humanizado para prestar informações e orientações sobre como resolver o seu processo e alcançar a regularidade ambiental”,
destacou a secretária.
Dentre os cerca de 70 mil processos analisados pela Sema, mais de 20 mil estão suspensos por pendências, e 23 mil aguardam complementação do interessado. A expectativa é aumentar o número de proprietários que regularizem os seus processos na Sema e a validação dos cadastros. Com o CAR validado, o produtor tem benefícios como acesso ao crédito e maior aceitação da produção no mercado.
Nesta edição, serão atendidos produtores e responsáveis técnicos dos seguintes municípios:
- Diamantino, Nova Marilândia, Nortelândia, Alto Paraguai, Nobres, São José do Rio Claro, Nova Mutum, Nova Maringá, Santo Afonso.
Neste ano, mais de 1300 atendimentos foram realizados em cinco edições do Mutirão Ambiental.




