A Secretaria de Saúde de Tangará da Serra inicia nesta segunda-feira, dia 10 de abril, a campanha de vacinação contra a Influenza (H1N1 e H3N2) no Município. A meta é vacinar 32.627 pessoas até o dia 31 de maio.

Para isso, de acordo com a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, as 5.660 doses iniciais recebidas já foram distribuídas entre as 22 Unidades de Saúde da Família e estarão a disposição do público-alvo a partir desta segunda, sendo aplicadas de acordo com a procura.

Das mais de 32,6 mil pessoas, o maior público são os idosos acima de 60 anos, que ultrapassam 11,5 mil pessoas, seguidos pelas crianças de seis meses a 5 anos (9.195), pessoas com deficiência (3.559), pessoas com comorbidades (2.699), trabalhadores da saúde (2.104), professores (1.533), gestantes (1.312) e puérperas (216). Fazem também parte deste meta a população privada de liberdade e funcionários do Sistema de Segurança.

“Lembrando que a vacina previne os casos graves de síndrome respiratória provocada pela influenza A e influenza B, por isso a importância de todos dos grupos prioritários serem imunizados”,

reforçou a responsável. Na última quinta-feira todos os trabalhadores da saúde com vínculos com hospitais, público e privados, foram imunizados.

  • Recomendações:

A vacina contra a gripe pode ser administrada com quaisquer outras vacinas do calendário vacinal. Quem teve covid-19 deve aguardar quatro semanas após o início dos sintomas ou resultado positivo do exame para receber a vacina contra gripe.

Quem estiver com febre moderada ou grave deve adiar a ida ao posto para se vacinar. A vacina contra gripe é contraindicada para crianças menores de 6 meses de idade e pessoas com histórico de alergias graves a doses anteriores.