A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) confirmou o primeiro caso positivo de monkeypox vírus, popularmente conhecido como varíola dos macacos, em Tangará da Serra.

“A pessoa que positivou tem mais de 40 anos, é do sexo masculino”,

confirma o responsável técnico pela Vigilância Epidemiológica de Tangará da Serra, enfermeiro Fabrício Queiroz.

Em todo o Estado são 13 casos confirmados até o último boletim divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde, na última sexta-feira, dia 19 de agosto – Cuiabá (7), Várzea Grande (3), Sorriso (1), Nova Xavantina (1) e Tangará da Serra (1).

“Estamos em alerta”,

reforça o responsável,

ao contar que Tangará da Serra já passou pela primeira capacitação dos profissionais, na última sexta-feira, 19, com a presença de todos os médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde.

Além destes confirmados, ainda há outros 25 casos suspeitos, em 10 cidades, aguardando resultado. Tangará segue aguardando o resultado de dois outros casos suspeitos, de um adolescente de 17 anos e outro homem de 33 anos.

As amostras para a confirmação dos casos foram encaminhadas para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen-MT).

“Uma doença que não oferece tamanho risco, devido a sua letalidade, como a Covid, porém, é uma doença em que a plenitude do comportamento viral é desconhecido (…) e devemos ter cautela e estar atentos a quaisquer sinais e sintomas, visto que, como foi dito, não é o surgimento de bolhas os primeiros sintomas. Então, percebeu algo diferente, algo anormal na sua saúde e de seus filhos, é importante encaminhar a uma unidade de saúde a fim de realizar uma avaliação profissional”,

reforça a orientação.

Os principais sintomas da varíola dos macacos são linfonodos inchados, lesões na pele, febre, dor de cabeça, dores musculares e dores nas costas.

Para a prevenção da doença, coloque em prática as medidas de biossegurança, como o uso de máscaras, distanciamento físico e higienização das mãos, e evite tocar em lesões ou compartilhar objetos com pessoas infectadas.