A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do setor de Vigilância Ambiental, realiza neste sábado, dia 12, mais uma etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica em Tangará da Serra. A ação será realizada das 8h às 16h e tem como objetivo imunizar cães e gatos a partir dos três meses de idade.

Ao todo, serão disponibilizados 12 pontos de vacinação em diferentes regiões do município, contemplando tanto áreas urbanas quanto localidades de maior circulação da população.

Os pontos de vacinação serão: Unidade de Saúde da Família (USF) do Progresso, Salão Comunitário da Vila Goiás, USF Jardim Acapulco, Escola Antenor Soares, USF Jardim Santa Isabel, Praça Parque do Bosque, USF Tarumã e Altos do Tarumã, Vila Olímpica, Escola Fausto Masson, USF Morada do Sol e Jardim Buritis, ao lado da Congregação Cristã.

De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental, Fagner Brito, a campanha já teve início na zona rural e agora será intensificada na área urbana.

“Já iniciamos essa campanha na zona rural desde abril e agora intensificando na zona urbana. No próximo dia 12, estaremos com 12 pontos de vacinação aqui no município”.

A orientação é para que os tutores levem animais com mais de três meses de idade e que não estejam fazendo uso de antibióticos. Cães devem ser conduzidos com coleira, enquanto os gatos precisam ser transportados em caixa de transporte ou sacola segura.

A carteirinha de vacinação também deve ser levada, quando disponível. Entretanto, quem não possuir o documento poderá solicitar a confecção de uma nova carteirinha no próprio local de vacinação.

A campanha integra as ações de prevenção à raiva, doença considerada grave e que pode afetar tanto os animais quanto os seres humanos. A meta estabelecida para o município, considerando as áreas urbana e rural, é imunizar aproximadamente 21 mil cães e gatos.

“Essa primeira etapa ela vai contemplar tanto o setor E quanto o setor N e a próxima etapa, ainda a data a ser definida, vai ser o setor S e W”,

completa, ao pedir a atenção de todos os tutores à data. 

“(...) A vacinação antirrábica é o único meio de prevenir contra a raiva, que é uma doença praticamente letal, que atinge tanto os animais quanto o ser humano. Então é importante que os tutores e os moradores tomem esse cuidado”.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que a vacina antirrábica é gratuita e segura, e que a aplicação será feita exclusivamente nos pontos oficiais da campanha.