A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, em parceria com a Polícia Federal, a nona edição da Operação CESIN, nesta quarta-feira, 2, para cumprir ordens judiciais com o objetivo de combater a pornografia infantil pela internet.
Os trabalhos também integram a Operação Nacional Proteção Integral V, coordenada pela Polícia Federal e executada em diversos estados do país, para identificar e responsabilizar investigados por crimes de abuso sexual contra crianças e adolescentes.
Em Mato Grosso, foram cumpridas quatro ordens judiciais, sendo dois mandados de busca e apreensão e dois de quebra de sigilo telemático, deferidos pelo Núcleo de Justiça 4.0 do Juízo das Garantias, com base em investigações conduzidas pela Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI).
Os mandados tiveram como alvo dois investigados por armazenamento de conteúdo de violência sexual infantil, crime previsto no artigo 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
As ordens judiciais foram cumpridas na cidade de Juína e contam com o apoio da equipe da Delegacia Regional do município.
As investigações foram iniciadas após a equipe da DRCI receber denúncias sobre dois moradores de Juína, que estariam armazenando imagens de abuso sexual infantojuvenil, envolvendo principalmente crianças.
O objetivo da operação é apreender dispositivos eletrônicos utilizados pelos investigados, que possam contribuir para o avanço das investigações, assim como para a identificação de outros possíveis envolvidos.




