Muita gente quando leu este título deve ter pensado: depois de estudar o ano inteiro eu ainda devo pensar em conteúdo educacional nas minhas férias? Se você se fez essa pergunta eu devo lhe dizer que a resposta depende muito dos objetivos educacionais que você tem a curto, médio e também a longo prazo.

Algumas pessoas costumam na virada de ano colocar metas para o próximo período e dentre elas podem estar aprovação em vestibular ou concurso; preparação para seleção de mestrado e doutorado, enfim nesses casos a preparação começa bem antes e pode incluir no seu planejamento o período de férias escolares. Isso se aplica também para o caso de eventos científicos que serão realizados no início do próximo ano e que estão com chamadas de trabalhos abertas nessa época.

Para essas pessoas que pretendem passar pelo menos uma parte de dezembro e/ou janeiro se preparando para alguma das metas educacionais traçadas para 2023 eu tenho algumas dicas importantes começando pelo descanso e não é uma contradição, porque não adianta sair de um ano estressante sem uma pequena pausa que seja para recarregar as baterias.

Minha sugestão é que pelo menos uma semana seja de descanso total longe de livros, apostilas, resumos e fichamentos. Depois disso é importante ir retomando paulatinamente o seu ritmo com leituras mais leves, talvez diversas da sua área de formação para ir recarregando as baterias. Só após essas cerca de duas a três semanas o corpo e principalmente a mente podem voltar a pensar em metas e objetivos mais concretos, mas logicamente isso não é uma regra visto que cada pessoa tem objetivos e condicionamento diversos.

No início do ano é muito importante colocar para si metas que lhe pareçam reais porque isso ajuda a definir um plano de estudos exequível e evitar frustrações. Outro aspecto importante é não fugir muito daquilo que tem sido sua rotina quanto aos estudos. Por exemplo, não adianta colocar com meta duas horas de estudo por dia se habitualmente você estuda duas horas por semana. Nessa caso o ideal é ir aumentando a carga gradualmente e não de uma vez só.

Outra coisa bem legal de se fazer é mesclar modos diferentes de estudo. Você pode intercalar momentos de leitura com outros em que assiste a vídeos explicativos, frequenta algum curso preparatório, desenvolve algum produto ou resolve um questionário. A variação diminui a sensação de enfado e de cansaço mental.

E um lembrete nessa hora é muito bem vindo: estamos falando de férias escolares, final deste ano e começo do próximo. Saiba dosar as energias no início para não faltar no decorrer do próximo período; não se prive de curtir a família, os amigos, de fazer coisas de que gosta e normalmente não tem tempo ao longo do ano. Faça tudo com equilíbrio e desta forma conseguirá estudar e se divertir tudo a seu tempo.

Miguel Rodrigues Netto é Jornalista/UFMT, Licenciado em Letras/Unicesumar, Mestre em Política Social, Estado e Direitos Sociais/UFMT e Doutor em Ciências Sociais/PUC/SP. Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT