Após 16 dias de trabalho – desassoreamento, limpeza e construção de uma estrutura para a perenização das nascentes e formação do leito do rio Queima Pé, o Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (IPAC) e Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba (CBH Sepotuba), entre outros parceiros, encerraram neste dia 5 de outubro as ações de recuperação das nascentes do Queima Pé.
Um plantio de árvores nativas marcou o encerramento dos trabalhos, com a participação de alunos do Centro Municipal de Ensino Ayrton Senna e acadêmicos do curso de Agronomia da Unic, com apoio da Prefeitura Municipal, através de suas Secretarias e Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), da Câmara Municipal, Sindicato Rural, Rotary Clube Cidade Alta e Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT).
O engenheiro agrônomo e consultor ambiental Décio Elói Siebert esteve no local e em entrevista à Rádio Serra FM explicou que tecnicamente o trabalho está concluído. Agora é só esperar a ação da natureza.
“Há muitos anos a gente vem falando [dessa recuperação] e mesmo sendo criticado (…) este sonho está sendo concretizado, baseado em experiências e trabalhos que já foram realizados em outros Estados, com sucesso”, comemora o consultor ambiental,
ao acreditar que o problema foi resolvido.
“Precisamos de mais algumas ações complementares que estão sendo feitas, pois essa área estava bastante degradada, mas encerramos os trabalhos com esse plantio”.
Cerca de 100 mudas de árvores nativas, de diversas espécies da flora local, produzidas pelo Viveiro Municipal, foram plantadas na nascente do rio que abastece a cidade.
A ação contou com a presença do diretor do escritório regional da Sema, Jeferson Zucchi, do diretor do Samae, Heliton Oliveira e vereadores.
À Serra FM, o diretor do Samae se mostrou satisfeito e observou que esta é apenas uma das ações que estão sendo feitas para enfrentar a crise hídrica que todos os anos assola o município.
“Tenho a plena certeza de que esta técnica aplicada aqui na nascente do Queima Pé vai surtir efeito positivo. Muita confiança que essa água vai voltar a fluir e o Queima Pé não vai secar o ano que vem”.




