Após oito anos de inatividade, a Associação dos Cowboys Formando um Campeão (ACFC) voltou a atuar em Tangará da Serra. Fundada em 2014, a entidade passou por um período inicial de dois anos de atividades, mas havia ficado parada até o retorno de Lauro Silva Ribas, que reassumiu a presidência e formou uma nova diretoria, composta por membros dispostos a fortalecer a cultura sertaneja no município.
De acordo com Lauro, a ACFC tem como objetivo principal fomentar o rodeio, apoiar competidores iniciantes e dar visibilidade aos talentos locais que já representam Tangará em competições no estado e em todo o Brasil.
“Temos hoje os melhores cowboys em atividade, e muitos deles passaram pela nossa associação”,
garante, ao afirmar que a associação busca a formação de todos os profissionais envolvidos na cultura sertaneja, como locutores, DJs e salva-vidas de arena.
A sede da ACFC será o Rancho King Horse, que também sediará o Rodeio da Associação, marcado para os dias 13, 14 e 15 de novembro. Antes disso, no dia 11 de outubro, será realizado o tradicional Baile Country – Escolha da Rainha do Rodeio, no CTN Gonzagão.
Os planos não param por aí. A diretoria já projeta para 2026 a realização de um circuito exclusivo para membros da associação, além da organização de uma cavalgada oficial em Tangará.
“Queremos resgatar a tradição e manter vivo o orgulho sertanejo da nossa cidade, que já é referência em todo o Mato Grosso”,
completou o presidente.
A diretoria é composta ainda pelo vice-presidente Jeovaldo Cavalcanti e os associados Natalina Adriana da Silva, Anderson Ribeiro Assakura, Heitor José Godrim, Angenor Aparecido, Paulo Sezar Alves, Thais de Souza Goulart e Lauro Daniel.
ACFC retoma atividades para fortalecer a cultura sertaneja em Tangará da Serra
A Associação dos Cowboys Formando um Campeão (ACFC), fundada em 2014, está de volta às atividades em Tangará da Serra. O presidente Lauro Silva Ribas reassumiu a liderança e reativou a entidade com uma nova diretoria, disposta a resgatar e fortalecer a tradição sertaneja do município.
Segundo Lauro, a ACFC vai apoiar talentos iniciantes e dar suporte a todos os profissionais envolvidos na cultura sertaneja. A sede será o Rancho King Horse, local que receberá o Rodeio da Associação, entre os dias 13 e 15 de novembro. Já no dia 11 de outubro, no CTN Gonzagão, acontece o Baile Country – Escolha da Rainha do Rodeio.
Para o próximo ano, a diretoria também planeja lançar um circuito para competidores associados e promover uma cavalgada oficial em Tangará, ampliando ainda mais o alcance da cultura sertaneja na região.
“Nós temos aqui os melhores competidores em touro, já tivemos melhores competidores em cavalo, tivemos já as melhores cavalgadas do nosso estado do Mato Grosso, então Tangará é um exemplo na cultura sertaneja”,
afirma o presidente, garantindo o fortalecimento dessas tradições.




