O Aeroporto de Tangará da Serra, em Mato Grosso, será modernizado neste ano. O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra), autorizou o governo estadual a abrir processo licitatório para contratar as empresas que tocarão obras de melhorias da infraestrutura aeroportuária. O investimento total será de R$ 8,6 milhões.
Conforme o documento assinado no último dia 5 de janeiro pelo diretor de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC/MInfra), Eduardo Bernardi, os trabalhos incluem a recuperação da pista de pouso e decolagem, além das construções de pista de táxi aéreo e de pátio de aeronaves – medidas que permitirão a movimentação de aeronaves de maior porte no local.
A licitação contempla ainda o fornecimento e a instalação de equipamentos de balizamento noturno e de aproximação aérea (Papi), entre outros itens de auxílio de navegação que garantem a segurança operacional no aeródromo.
Para o prefeito de Tangará da Serra, Vander Masson (PSDB), um grande avanço.
“O nosso aeroporto foi uma grande novela. Tem um projeto de melhorias desde 2017 (…) e depois de muitas correções, salvo engano quatro ou cinco, a SAC autorizou a Secretaria de Estado de Infraestrutura a fazer a licitação”,comemorou o prefeito.
Agora o Município segue no aguardo da abertura da licitação para obras no espaço.
“O Governo do Estado está preparado para fazer a licitação”,garantiu,
porém, sem fixar prazo.
“Mas, com certeza, o Estado tem que licitar antes do dia 30 de abril, mas creio que este edital de licitação deve estar em andamento, assim como o do hospital [regional]. O Governo tem pressa e compromisso com a população de Tangará e de Mato Grosso”.
Capacidade:
Com as melhorias, o aeroporto regional terá a capacidade de voos ampliada, atingindo altos padrões de segurança operacional e proporcionando mais conforto e comodidade aos passageiros. Os investimentos na modernização do terminal aéreo terão recursos provenientes do Fundo Nacional de Aviação Civil (Fnac) com contrapartida de 60% do estado e participação do município.
Trata-se de investimento estratégico do Governo Federal para desenvolver a aviação regional e impulsionar a economia. Quinto município mais populoso e uma das cidades mais ricas do estado, Tangará da Serra é um polo regional que se destaca pela produção agroindustrial, agricultura e prestação de serviços. Além disso, o comércio é considerado um dos mais pujantes do interior do Mato Grosso.
(Com informações do Ministério da Infraestrutura)




