Essa semana quero falar da importância do trabalho com temas transversais na educação principalmente os conteúdos voltados à questão da cidadania e da educação ambiental. Frisamos que a Base Nacional Comum Curricular – BNCC aponta para o trabalho pedagógico com outros temas, mas devido a extensão do artigo escolhemos abordar estes dois desta vez.

Começo tratando da questão de cidadania que muitos entendem como sendo apenas a participação em processos eleitorais quando na verdade é muito mais abrangente e complexa. O voto é apenas um dos direitos políticos e no entendimento clássico de cidadania esta comtempla o atendimento de pelo menos três pilares de direitos: civis, políticos e sociais.

Os direitos civis dizem respeito as individualidades e nele estão circunscritos o direito de ir e vir, o direito de associação, a liberdade de credo e a pluralidade de pensamento e expressão artística, dentre outros. Já no campo dos direitos políticos estão o direito de votar e ser votado para cargos de representação política, a livre participação em organizações políticas como partidos, sindicatos e movimentos sociais de conformação coletiva.

No campo dos direitos sociais encontramos as políticas públicas cuja formulação e execução devem ter participação popular e que são dever do Estado no atendimento ao conjunto de seus cidadãos. Estamos tratando aqui da educação, saúde, habitação, transporte, assistência social e trabalho, só para ficar entre as principais. Os direitos sociais são em sua essência direitos que abrangem coletivos populacionais.

Um cidadão pleno deve ter atendido de forma satisfatória seus direitos civis, políticos e sociais e isso sem contar em diversos outros direitos difusos relativos a sua condição de gênero, etnia, classe social, local de moradia e quantos mais forem sendo constituídos no movimento constante da sociedade.

Com relação a questão ambiental, além de ser também um direito é antes de tudo um conceito, um modo de viver e que, portanto, molda hábitos e perpassa a esfera da educação e da cultura. A educação ambiental nesta perspectiva ensina modos de respeito, tolerância e uso sustentável das matérias que a natureza nos fornece. É possível a partir destes ensinamentos desenvolver um modo de vida que entenda a preservação como parte de um complexo processo de desenvolvimento sustentável.

Os conteúdos da educação ambiental são essenciais sobretudo entre as crianças que podem construir uma relação com a natureza de forma nova e autônoma não colocando em primeiro lugar o lucro e sim o ambiente que é a casa de todos. Um mundo com modos de vida solidários e sustentáveis que permita o desenvolvimento socioeconômico e que seja distributivo e ancorado na justiça social.

Os temas transversais possuem esse condão de perpassar a rigidez das disciplinas escolares e ensinar questões ligadas diretamente a vida das pessoas. É a educação saindo da abstração das teorias e encontrando o estudante na sua prática cotidiana.

Miguel Rodrigues Netto é Jornalista/UFMT, Licenciado em Letras/Unicesumar, Mestre em Política Social/UFMT e Doutor em Ciências Sociais/PUC/SP. Professor Adjunto da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.