Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Aliança da Serra deu início na noite da última sexta-feira, dia 11, à XXXVIII Semana Farroupilha em Tangará da Serra. A abertura dos festejos contou com a presença de autoridades municipais e tradicionalistas e teve como um dos principais momentos o acendimento da Chama Crioula.

Neste ano, a programação tem como tema “Fundadores: A chama que nunca se apaga”, em homenagem às pessoas que contribuíram para a criação e consolidação do CTG no município.

Segundo a patroa do CTG Aliança da Serra, Patrícia Müller Geraldo, a abertura marcou o início de 10 dias de atividades voltadas à valorização da cultura e das tradições gaúchas.

“O início de 10 dias de festividades, é a semana mais gaúcha do ano, semana onde nós cultuamos toda a nossa tradição, sendo que o dia 20 é o Dia do Gaúcho. Então, nós temos todos esses dias para comemorar essa data tão bonita”,

comemora. 

“E hoje é um evento com autoridades municipais, com autoridades tradicionalistas, para fazer a abertura dessa semana tão bonita e nós aguardamos vocês durante 10 dias para comemorar conosco”.

A programação segue até o domingo, dia 20 de setembro. Nesta terça-feira, dia 15, serão realizados os torneios internos de bocha, canastra, truco e truco 37. Os tradicionais jantares começam na quarta-feira, dia 16, com Porco à Paraguaia; quinta-feira, dia 17, com Cupim Recheado e na sexta-feira, dia 18, baile com jantar italiano, ao som da banda Gaitaço, do Paraná.

No sábado, dia 19, a programação terá Mateada, Grenal de Bombacha e a tradicional Carneirada. O encerramento acontece no domingo, dia 20, com a Missa Crioula, às 9h, seguida do Costelão Premiado, que terá R$ 5 mil como premiação. 

Outra atração da Semana Farroupilha são os Cafés de Chaleira, que serão realizados na quinta, sexta e sábado, pelo valor de R$ 30.

“É um momento de nós cultivarmos as nossas raízes, lembrar dos nossos antepassados e cultuar a nossa tradição”.