Após um ano de preparação, o Plano Municipal de Turismo de Tangará da Serra ficou pronto e na tarde da última terça-feira, 23, recebeu o aval dos vereadores durante a 36ª Sessão Ordinária. O plano foi realizado em conformidade com o Termo de Convênio nº 1655-2022, firmado entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico do Mato Grosso (Sedec) e a Prefeitura Municipal de Tangará da Serra.
“Foi construído a partir da Secretaria de Cultura e Turismo, junto com o Conselho Municipal de Turismo (Contur) e é um documento que apresenta as diretrizes e um conjunto integrado para as ações do desenvolvimento do turismo no nosso município”,
explica o secretário de Cultura e Turismo (Secultur) de Tangará da Serra, Wellington Rondon, ao revelar que para sua construção diversos requisitos foram levados em consideração.
“Tivemos algumas etapas como diagnóstico de ofertas, diagnóstico de demanda, a construção das estratégias de desenvolvimento para o município, o detalhamento dos projetos e ações e a elaboração do documento final”.
Para sua confecção, segmentos e setores ligados ao turismo também foram ouvidos.
“A secretaria buscou cada empresa e segmento que compõe o trade turístico, desde a rede hoteleira, esportes radicais, etnoturismo, turismo de aventura e rural. Todos eles foram consultados para a gente chegar à elaboração desse plano”,
reforça o secretário.
Uma das principais justificativas para a homologação do plano é o potencial de desenvolvimento econômico e social sustentável que ele traz. Ao valorizar os recursos naturais e culturais da região, o plano busca um crescimento que respeita o meio ambiente e fortalece as tradições culturais locais, gerando empregos e renda para a população.




