Diário da Serra

Escola Plena Ramon Sanches Marques promove Intercâmbio de Tapembol

Fabíola Tormes / Redação DS 10/12/2019 Esportes

Participaram alunos das escolas Marinheiro, José Nodari e Ramon

Esportes

Na busca por atividades inovadoras nas aulas de Educação Física, a Escola Estadual Plena Ramon Sanches Marques propôs algo diferente para as aulas, introduzindo um esporte novo aos alunos: o Tapembol – uma atividade física de quadra, que desenvolve a experimentação, a descoberta, o desenvolvimento da criatividade, da imaginação, da atenção, e da inclusão, além de trabalhar os aspectos afetivos, cognitivos, sociais e motores.


“Um esporte interativo, sem restrições físicas e intelectuais”, afirma o professor de Educação Física, Eduardo Suares, responsável pela introdução da prática esportiva na escola plena em Tangará da Serra, a primeira escola no município e no Estado de Mato Grosso. “Somos pioneiros no Tapembol”.


“Quis sair da mesmice nas aulas de educação física e por isso entrei em contato com o criador desse esporte brasileiro, o professor Marco Aurélio, que deu total suporte”, acrescenta o educador, ao afirmar que inicialmente trabalhou o esporte com os alunos da Escola plena, depois expandiu para outras escolas e cidades do Estado. “Hoje sou Diretor Estadual do Tapembol do Mato Grosso, nomeado pelo criador da modalidade, para levar orientação do esporte para outros municípios”.


No município, para continuar o processo de expansão da modalidade, o professor promoveu nesta terça-feira, 10, a segunda edição do Intercâmbio Pleno de Tapembol. O evento esportivo contou com a participação de 11 equipes, masculinas e mistas, da Escola Estadual Vereador Manoel Marinheiro e do Centro Municipal de Ensino Professor José Nodari, além da escola anfitriã. Um momento de interação e inclusão.


SAIBA MAIS - O Tabempol foi criado em 27 de julho de 2007, na cidade de Caeté, Minas Gerais, pelo Professor de Educação Física Marco Aurélio Cândido Rocha. É um esporte de quadra com duração de dois tempos de 12 minutos, onde jogam seis atletas por equipe, disputando a bola entre si, dando um ou dois toques (tapas) por vez, com uma mão aberta e sem segurar, objetivando fazer gol no time adversário.



Notícias da editoria