Diário da Serra

COMBATE AO AEDES - Mutirão de limpeza passa pela região da Vila Horizonte

Theodora Malacrida / Assessoria de Imprensa 15/02/2024 Saúde

Outros bairros também vão receber o mutirão a partir da próxima semana

Saúde

A Prefeitura de Tangará da Serra deu início nesta quinta-feira, 15, a um grande mutirão de limpeza para combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. O trabalho também prevê ações orientativas de prevenção, realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias da Secretaria de Saúde, visando envolver, mobilizar e engajar a população na luta contra o mosquito transmissor.

Nesta primeira etapa, realizada nos dias 15 e 16 de fevereiro, 18 bairros que compreendem a região da grande Vila Horizonte, estão recebendo a visita das equipes da Vigilância Ambiental e parceiros para recolherem lixo e entulho que possam acumular água.

“As Vigilâncias Ambiental, Sanitária, Epidemiológica, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Samae, Sinfra, todos os nossos agentes de combate a endemias, estão percorrendo esses 18 bairros e recolhendo todo o entulho que os moradores colocaram na calçada. O combate a esse mosquito que provoca essas graves doenças têm que ser de todos nós. Faça a sua parte também, se junte a nós e vamos eliminar de vez os criadouros”, orientou o prefeito Vander Masson, anunciando ainda que as equipes da Secretaria Estadual de Saúde já estão em Tangará da Serra realizando um levantamento para iniciar com o fumacê já na próxima semana.

A ação intitulada “Mutirão Contra a Dengue” pretende recolher materiais inservíveis acumulados nos quintais das casas e terrenos baldios, como entulhos, materiais descartáveis, móveis e pneus que podem servir como possíveis criadouros para o mosquito. Vale lembrar que o município segue em situação de emergência devido aos casos de dengue e chikungunya.

Segundo Prefeito Vander Masson, outros bairros também vão receber o mutirão.

“Fiquem atentos que a partir da próxima semana vamos anunciar outros bairros que vão receber o mutirão. Mais uma vez reforço a importância de cuidar do quintal, fazer aquela limpeza diária, pois o cuidado, prevenção e o combate devem partir de todos nós”, finalizou.

Segundo a Secretaria Municipal, foram registradas 1.016 notificações de dengue e 790 notificações de casos de chikungunya. Os dados são do dia 14 de fevereiro.

Diário da Serra

Notícias da editoria