Diário da Serra
Diário da Serra

SETOR ESPORTIVO EM MT – Secretário participa de encontro anual de alinhamento sobre esporte e lazer

Redação DS / Assessoria Secel-MT 28/02/2024 Esportes

O evento iniciou nesta quarta, 28, e segue ainda nesta quinta

Gestor Municipal, ao lado do secretário da Secel

A Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) está promovendo o Encontro de Gestores de Esporte e Lazer. O evento, realizado anualmente, tem como objetivo apresentar e orientar sobre leis e as principais ações do Governo do Estado para o setor esportivo em Mato Grosso.

O evento iniciou nesta quarta-feira, 28, e segue ainda nesta quinta-feira, 29, e conta com a participação de gestores de municípios, de associações e de federações esportivas, entre eles o secretário de Esportes de Tangará da Serra, Luciano Góis (Sasá) e o assessor de esportes da SME, Kauê Cardozo. Também participam secretários estaduais, entre outras autoridades.

“Tivemos o nosso encontro anual de alinhamento com as federações esportivas de Mato Grosso, e agora damos continuidade a essa política pública de envolvimento participativo no Encontro de Gestores”,

destaca o secretário da Secel, Jefferson Carvalho Neves.

No primeiro dia, a programação contou com apresentações sobre os convênios realizados pelo Estado, a Lei de Incentivo ao Esporte, o Conselho Estadual de Desporto e as bases legais para impulsionar o setor. Também  mesa de conversas temáticas sobre esportes de inclusão e de rendimento, incluindo informações sobre as bolsas financeiras concedidas pelo Governo de Mato Grosso a atletas e técnicos por meio do programa Olimpus.

Nesta quinta-feira a agenda recomeça com a palestra do presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Campos, que recentemente foi eleito o gestor do ano na 8ª edição do Prêmio Sou do Esporte, que reconhece a governança e a transparência das entidades dirigentes do esporte nacional. Já em sua gestão, em 2022, a CBAt foi eleita a melhor confederação do mundo pela World Athletics.

Logo em seguida, será a vez da palestra com o presidente da Superintendência de Desportos do Estado do Rio de Janeiro, Renato de Paula. Renomado fisioterapeuta e neurocientista, Renato possui mestrado e doutorado em Bioquímica Médica e dedicou sua carreira à promoção da saúde e da inclusão de pessoas com deficiência.

O último dia do evento ainda disponibiliza mais uma mesa de conversas temáticas, desta vez sobre as práticas exitosas de gestões municipais do Estado. Durante a tarde, representantes da Secel apresentam informações sobre as competições mato-grossenses a serem promovidas em 2024, que incluem Jogos Escolares, Jogos Estudantis de Seleções e Jogos Abertos.

Diário da Serra

Notícias da editoria