Expectativa é que empresas visitem o Estado nas próximas semanas
O vice-governador de Mato Grosso, Otaviano Pivetta, e o secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedec), César Miranda, se reuniram com representantes do Governo Chinês, nesta segunda-feira, 25, em Pequim, para estreitar o relacionamento entre os governos e prospectar a diversificação de mercados para a exportação de novos produtos mato-grossenses para a China.
Esta foi a segunda visita de autoridades do Governo de Mato Grosso à China em menos de seis meses. Em novembro de 2023, o governador Mauro Mendes liderou uma missão.
Em reunião com o presidente da Câmara Chinesa de Comércio para Importação e Exportação de Alimentos, Produtos Naturais e Subprodutos Animais (CFNA), Cao Derong, nesta segunda-feira, os representantes do Governo ressaltaram a importância de Mato Grosso para a segurança alimentar mundial. Mato Grosso é o estado que mais preserva o meio ambiente e produz alimentos.
A comitiva mato-grossense também se reuniu com o vice-prefeito de Pequim, Gao Peng. Este foi o primeiro encontro entre representantes de Mato Grosso e da cidade chinesa nos últimos 10 anos.
Na reunião, o município chinês apresentou empresas interessadas em investir em Mato Grosso. O vice-prefeito também pontuou a intenção de estabelecer relações comerciais para importação e exportação de produtos manufaturados e industrializados, atendendo, principalmente, aos setores do agronegócio, construção e logística.
A última agenda do dia foi o evento Invest In Mato Grosso, direcionado a empresários locais, que contou com abertura realizada pelo vice-governador Otaviano Pivetta. A programação envolveu a apresentação das potencialidades de Mato Grosso e da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Cáceres, que recebeu autorização para funcionamento na semana passada. Ainda, contou com um painel sobre as oportunidades no setor industrial de Mato Grosso.