Diário da Serra
Diário da Serra

PRAZO ENCERRADO – Prazo final para regularizar situação eleitoral foi marcada por filas

Rosi Oliveira / Redação DS 09/05/2024 Política

Quem perdeu prazo está impedido de votar em 6 de outubro

No último dia, atendimentos foram até 21h

Apesar de mais de um mês sendo noticiado que o prazo final para regularização da situação eleitoral e cadastramento de novos eleitores e eleitoras seria no dia 8 de maio, muitos deixaram para a última hora para regularizarem sua situação. Apesar de o Cartório Eleitoral em Tangará da Serra ter estendido o horário dos atendimentos dos dias 29 de abril até 8 de maio e também ter proporcionado atendimento no último sábado dia 4, as filas ainda foram evidenciadas em frente ao Cartório Eleitoral.

“Todo fechamento de cadastro é assim, deixam para última hora”,

destaca o chefe do Cartório Eleitoral, Renato Cabral.

Conforme Cabral, as buscas foram mais expressivas nos últimos três dias antes da data de encerramento do prazo determinado.

“Tivemos mais procura nesses dias, inclusive no dia 8, quarta-feira, encerramos os atendimentos às 21 horas”,

revela.

Àqueles que perderam o prazo estão automaticamente impedidos de participarem das escolhas de prefeito e vereadores, uma vez que de agora em diante o Cartório Eleitoral se volta exclusivamente aos preparativos para o pleito de 6 de outubro. O prazo para regularizações reabre em 5 de novembro.

Antes do período de regularização que se encerrou dia 8, em Nova Olímpia, 2.024 títulos estavam cancelados e 142 suspensos. Em Tangará da Serra eram 11.853 cancelados e 1.407 suspensos.

Com trabalho expressivo nos dois municípios no chamamento para a realização da biometria (impressão digital), 87,05% do eleitorado de Tangará da Serra já havia regularizado a situação, enquanto em Nova Olímpia eram 91,81% do eleitorado.

Conforme Renato Cabral ainda não foi possível compilar todos os dados com a estatística atualizada, o que deverá ficar pronto em breve.

Diário da Serra

Notícias da editoria