Diário da Serra

Curtas

Redação DS 20/05/2024 Curtas

Curtas – 20 de maio de 2024

Curtas

Menor taxa

Mato Grosso registrou a menor taxa de desemprego do país no primeiro trimestre deste ano, de acordo com o IBGE. Divulgado na sexta-feira, 17, o índice de pessoas sem ocupação no Estado ficou em 3,7%. No mesmo período do ano passado, Mato Grosso era o terceiro do país com o menor percentual de pessoas desempregadas.

Desempenho

O desempenho de Mato Grosso vai na contramão do país, que teve aumento na taxa do desemprego em oito estados, sendo eles: Acre, Bahia, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Para o secretário César Miranda este é um dos reflexos do dinamismo da economia de Mato Grosso.

Emprego

Conforme o IBGE, 1,9 milhão de mato-grossenses estão na força de trabalho, sendo 1,8 milhão trabalhando com carteira assinada ou não, e outros 73 mil estão desempregados. Os empregos com carteira assinada no Estado tiveram saldo positivo de 25.688, ao contratar mais do que demitir de janeiro a março de 2024.

Greve na UFMT

Professores da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) aprovaram na última sexta-feira, 17, greve por tempo indeterminado. A paralisação começa 72h após aprovação e é válida para os Campi de Cuiabá, Várzea Grande, Sinop e Barra do Garças. A categoria reivindica a reestruturação de carreira, recomposição salarial e orçamentária, e revogação de normas aprovadas nos governos Temer e Bolsonaro. A pauta é reivindicada desde janeiro de 2023.

Diário da Serra

Notícias da editoria