Diário da Serra

CRIANÇAS MENORES DE 5 ANOS – Tangará da Serra inicia campanha de vacinação contra poliomielite

Fabíola Tormes Homsi / Redação DS 28/05/2024 Saúde

No dia 8 de junho será realizado o Dia D da campanha contra a pólio

Vacina oral será substituída no formato injetável

Todas as crianças menores de 5 anos devem comparecer as Unidades de Saúde da Família (USFs) até o dia 14 de junho para serem imunizadas contra a poliomielite, também conhecida como paralisia infantil.

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar 95% de um total de 7.200 crianças na faixa etária definida, em Tangará da Serra. Em todo o país a meta é vacinar 13 milhões e assim reduzir o número de crianças não imunizadas e o risco de reintrodução do poliovírus no Brasil.

Em Tangará da Serra a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite já iniciou e os pais ou responsáveis devem levar as crianças a Unidade de Saúde com a caderneta de vacinação para receberem a vacina, das 8h às 10h30 e das 14h às 16h30.

“Pais com crianças menores de cinco anos devem procurar uma das unidades de saúde da família e vacinar seu filho”,

convoca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Juliana Herrero, ao reforçar que a campanha segue até 14 de junho.

Antes, no dia 8 de junho, um sábado, será realizado o Dia D da campanha contra a pólio, no intuito de ampliar a divulgação e a mobilização.

Juliana reforça que a campanha deste ano, em particular, é importante para o enfrentamento à pólio, já que o Brasil está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) para apenas um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP), no formato injetável.

Com a mudança, o esquema vacinal e a dose de reforço contra a doença, a partir do segundo semestre deste ano, serão feitos exclusivamente com a VIP.  

“Então é a oportunidade da gente fazer realmente uma ampliação dessa vacinação nessas crianças menores de cinco anos”.

Dados do Ministério da Saúde mostram que em 2022, 77% das crianças com menos de 1 ano receberam a dose da VIP no país. Em 2023, o número aumentou para 84,63%.

No ano passado, os três estados com os melhores índices de vacinação foram Ceará, com 93%; Piauí, com 92%; e Santa Catarina, com 90%.



Diário da Serra

Notícias da editoria