Diário da Serra

Prazo do Imposto de Renda 2024 coincide com feriado prolongado

Redação DS 28/05/2024 Geral

Não entregar a declaração no prazo pode resultar em multas e juros

Geral

O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda 2024, se encerra nesta sexta-feira, dia 31 de maio, e emenda do feriado prolongado de Corpus Christi. Com a possibilidade de muitos contribuintes serem pegos de surpresa, a organização antecipada é essencial. O contador André Charone, compartilha dicas valiosas para evitar problemas e aproveitar o feriado sem preocupações.

Segundo Charone, o primeiro passo é a organização.

“Reúna todos os documentos necessários o quanto antes”,

sugere.

Outra dica é utilizar a ferramenta disponibilizada pela Receita Federal, que é a declaração pré-preenchida.

“Essa funcionalidade utiliza dados já informados por empresas, bancos e outras fontes para preencher automaticamente diversas informações na sua declaração. Isso não apenas economiza tempo, mas também reduz a chance de erros. Basta revisar e complementar os dados, quando necessário”,

explica Charone, que recomenda, contudo, revisar os dados das declarações anteriores.

Com o prazo final coincidente com um feriado prolongado, Charone alerta sobre os riscos de deixar para a última hora. Se você tem dúvidas ou não se sente seguro para preencher a declaração sozinho, a recomendação é procurar a ajuda de um contador.

Não entregar a declaração no prazo pode resultar em multas e juros.

“A multa mínima para quem perde o prazo é de R$ 165,74, podendo chegar a 20% do imposto devido”,

alerta.

Seguindo essas dicas, você pode garantir que sua declaração do Imposto de Renda seja entregue sem problemas, permitindo que você aproveite o feriado prolongado de Corpus Christi com tranquilidade.

Diário da Serra

Notícias da editoria