Diário da Serra

EMPREENDEDORISMO TECNOLÓGICO NA ESCOLA – Inscrições para a 2ª edição do Desafio Liga Jovem seguem até sexta-feira

Fabíola Tormes Homsi / Redação DS 04/06/2024 Educação

Iniciativa é voltada para jovens do Ensino Fundamental, Médio, Superior e Profissionalizante

inscrições devem ser feitas pelo site

Considerada uma das maiores competições educacionais de empreendedorismo do Brasil, o programa do Sebrae ‘Desafio Liga Jovem’ está com inscrições abertas até sexta-feira, dia 7 de junho.

Em sua segunda edição, a iniciativa é voltada para jovens do Ensino Fundamental, Médio, Superior e Profissionalizante interessados em desenvolver suas competências em criatividade, inovação, planejamento, liderança, entre outras habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

De acordo com a analista de negócios do Sebrae Mato Grosso, Fernanda Cunha, trata-se de uma competição gratuita entre equipes de estudantes, com o desafio de resolver um problema das suas escolas e/ou comunidades, usando tecnologia.

“Um desafio onde alunos e acadêmicos devem criar uma ideia inovadora para solucionar algum tipo de problemática que existe dentro da comunidade ou até mesmo dentro da escola”,

explica Cunha, ao ressaltar que a competição é gratuita e desde as etapas estadual e regional os participantes serão reconhecidos concorrendo a prêmios como celulares, notebooks, viagens nacionais e internacionais com tudo pago.

  • A competição é dividida por categorias:

    • 8º e 9º Ano do Ensino Fundamental, 1º ao último ano do Ensino Médio, Educação Profissional (Técnico) e Educação Superior.

Todas elas com a mesma ideia, com uma formação que apoie a criação de soluções para problemas enfrentados por escolas e/ou comunidades em que os estudantes estão inseridos, envolvendo ferramentas tecnológicas, como aplicativos, sites, jogos eletrônicos, redes sociais, plataformas ou outras tecnologias.

Cada equipe deve ter de dois a cinco estudantes da mesma escola e categoria, além de ser necessário um orientador por equipe, que deve ser um profissional da educação. Os orientadores auxiliam as equipes ao longo das etapas. Cada orientador(a) pode ter quantas equipes desejar, de qualquer categoria, desde que seja da mesma cidade ou região próxima. Os orientadores também recebem prêmios.

Aos interessados, as inscrições devem ser feitas pelo site https://www.desafioligajovem.com.br/

Diário da Serra

Notícias da editoria