Diário da Serra

INTERCOM – Jornalismo da Unemat é premiado na etapa regional do maior congresso de comunicação

Assessoria Jornalismo / Unemat 11/06/2024 Educação

Os projetos premiados seguem para a etapa nacional, que será realizada em setembro

Educação

Estudantes do Curso de Jornalismo da Universidade do Estado do Mato Grosso (Unemat), campus de Tangará da Serra, trouxeram para casa dois prêmios do Expocom regional. Realizada no dia 7 de junho, a premiação escolheu os melhores trabalhos de comunicação produzidos por alunos de graduação do Centro-Oeste.

O Expocom faz parte do Intercom, maior congresso de comunicação do país. Este ano, a etapa regional aconteceu entre os dias 5 e 7 de junho na Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia.

Uma delegação formada por 29 estudantes e quatro docentes do curso de Jornalismo/campus de Tangará da Serra e das turmas especiais de Jornalismo/Núcleo Pedagógico de Rondonópolis representaram a Unemat no evento apresentando pesquisas e 15 trabalhos finalistas do Expocom em diversas categorias: Jornalismo, Rádio, TV e Internet, Cinema e Audiovisual e Produção Transdisciplinar.

Os projetos premiados foram:

  • O curta-metragem “A Lente do Tempo”, de Nicolli do Rosário e Kaick Klaivert (categoria “Roteiro de filme de ficção”),
  • E a produção “Naufrágio: navegando pela saúde mental da Universidade”, de Rian Bispo, Isabelli Pinheiro, Itânia Macêdo e Victor Hugo Moreira (categoria “Documentário jornalístico e grande reportagem em áudio”).

Aluna do terceiro semestre do curso de Jornalismo da Unemat, Nicolli do Rosário explica que “A Lente do Tempo” disputou o prêmio com trabalhos de muita qualidade técnica.

“Concorremos ao lado de outros trabalhos maravilhosos e estamos animados para o que está por vir”,

diz.

“Representando com orgulho a Unemat, estamos prontos para levar esse trabalho incrível ainda mais longe, agora competindo nacionalmente”,

completa.

“Com a produção do ‘Naufrágio’, pudemos acompanhar todo o processo relativo a um audiodocumentário, como apuração, roteirização e entrevistas. Foi uma oportunidade que agregou nas dimensões profissional, acadêmica e pessoal, e vai contribuir para a formação do nosso portfólio”,

assinala Itânia Macedo, estudante do quinto semestre do curso de Jornalismo.

O coordenador do curso de Jornalismo da Unemat/Tangará da Serra, Gibran Luis Lachowski, explica a importância da premiação para a instituição.

“É muito importante participar de eventos como este, para estimular a produção científica e laboratorial, fazer contatos com outras universidades da região e complementar a noção de ensino-aprendizagem, para além sala de aula”,

pontua.

Os projetos premiados seguem para a etapa nacional do Intercom, que será realizada em setembro deste ano, na cidade de Camboriú, em Santa Catarina. Se vencerem, os trabalhos da Unemat serão reconhecidos como os melhores do país do ano de 2024.



Diário da Serra

Notícias da editoria