Diário da Serra

ESTELIONATOS E FRAUDES – Polícia Civil alerta sobre golpes da falsa central telefônica e abordagens de pessoas desconhecidas

Assessoria / Polícia Civil-MT 26/06/2024 Polícia

Umas das principais medidas para evitar cair em golpes é estar em alerta

Polícia

Oito suspeitos de tráfico foram presos na manhã desta quinta-feira, 22, na Operação Contrafluxo, deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Mato Grosso (FICCO-MT).

O grupo seria responsável pelo fornecimento de droga aos estados de São Paulo e Paraná. Também foram cumpridos mandados de busca e apreensão e um sequestro de um imóvel. Em setembro e outubro do ano passado, a operação apreendeu duas cargas de cloridrato de cocaína nos municípios de Porto dos Gaúchos e Juara. O carregamento – que totalizava uma tonelada de entorpecente – estava sendo preparado para o transporte em caminhões. 

Após a apreensão, a investigação identificou os envolvidos no transporte e destinação da droga e foram representadas pelas medidas cautelares, deferidas pelo juízo da 4ª Vara Criminal de Sinop.  Em dezembro do ano passado foi deflagrada a primeira fase, em que foram cumpridos 26 mandados judiciais de prisão preventiva, busca e apreensão e sequestro de bens. Durante as diligências, os policiais colheram provas da participação de outros envolvidos no esquema criminoso e identificaram uma atuação sofisticada para a lavagem de dinheiro.

Também foi identificado que a droga enviada às regiões sul e sudeste era para abastecer a atuação de uma grande facção criminosa que atua na localidade.

A FICCO-MT é uma força integrada e composta pela Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar e tem por objetivo realizar uma atuação conjunta e integrada no combate ao crime organizado no estado.

  • Canais de orientações disponibilizados pela Polícia Civil

A Polícia Civil de Mato Grosso criou um canal exclusivo para orientar a população em como proceder em casos de fraudes por meio eletrônico e evitar possíveis situações de estelionato. O objetivo de auxiliar de maneira rápida e objetiva as vítimas de golpes.

O projeto reúne a atuação das unidades especializadas no combate a estelionatos e fraudes eletrônicas – Delegacia Especializada de Estelionato de Cuiabá, Delegacia Especializada de Estelionato de Várzea Grande e Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos, e tem como ideia central divulgar as informações de maneira fácil para que as vítimas tenham acesso rápido e saibam como proceder.

Com as informações disponíveis, a vítima já pode adiantar os procedimentos, conseguindo, por exemplo, recuperar contas em redes sociais, denunciar perfis falsos criados em seu nome e evitar que valores transferidos sejam difundidos para outras contas bancárias.

Os QR Codes auxiliarão com o acesso fácil e rápido às informações: https://www.pjc.mt.gov.br/orientacoes-sobre-golpes



Diário da Serra

Notícias da editoria