Diário da Serra

Curtas

Redação DS 02/07/2024 Curtas

CURTAS – 02 DE JULHO DE 2024

Curtas

Pesquisa

Uma equipe de pesquisadores está investigando os benefícios do fruto da mangabeira (Hancornia speciosa) como potencial fitoterápico. Estudos revelaram que compostos fenólicos, como a catequina, procianidina e florizina presentes na casca da árvore possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

Potencial

Esses compostos ajudam a combater o estresse oxidativo, reduzem o peso corporal com segurança e melhoram comorbidades associadas, como obesidade, diabetes mellitus e doença hepática gordurosa não alcoólica, possibilitando a criação de um fitoterápico eficaz. A pesquisa é liderada pela professora Márcia Latorraca, da UFMT.

Mangabeira

A mangabeira é encontrada principalmente nas regiões Nordeste e Centro-Oeste do país. O fruto é rico em elementos essenciais como ácido ascórbico, cálcio, zinco, ferro, carotenoides e vitamina E, além de ser saboroso, utilizado na produção de sorvetes, biscoitos, caldas, sucos, vinhos, licores, geleias, compotas, álcool e vinagre.

Próximos passos

Os próximos passos da pesquisa incluem determinar as concentrações dos compostos bioativos no extrato, avaliar a influência da digestão na bioacessibilidade dos compostos fenólicos, estender o prazo de validade do produto, desenvolver um nanosistema para administração oral do extrato e realizar ensaios clínicos para avaliar sua eficácia no tratamento da obesidade e outros parâmetros biológicos.

Diário da Serra

Notícias da editoria