Diário da Serra

DE TANGARÁ DA SERRA – Cadela Amora recebe Certificação de Cães de Busca, Resgate e Salvamento

Rosi Oliveira / Redação DS 01/07/2024 Polícia

Também foi certificado o Soldado Rafael Barretes, condutor da Amora

Soldado Rafael e a cadela Amora

O Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil realizou no mês de junho a etapa Centro-Oeste do curso de Certificação de Cães de Busca, Resgate e Salvamento. O evento, realizado na cidade de Sorriso, contou com a participação de 12 binômios (conjunto formado por um cão e seu condutor), dos quais 10 alcançaram a certificação.

A certificação é chancelada pelo Comitê Nacional de Busca, Resgate e Salvamento com Cães da Ligabom.

A proposta da certificação é capacitar os profissionais e garantir que os binômios estejam aptos para atuar nas missões de busca e resgate, no Estado de Mato Grosso e em apoio a outros estados brasileiros.

Os cães passam por acompanhamento e treinamento desde filhotes, durando, em média, entre um ano e meio e dois anos de preparação, até o momento em que são testados. A certificação define se o cão está apto ou não a trabalhar em ocorrências reais.

Entre os binômios certificados estão o Soldado Rafael Barretes de França e a cadela Amora, da 3ª Companhia Independente de Bombeiros Militar de Tangará da Serra.

“Hoje ela faz parte do quadro de busca do Estado de Mato Grosso”,

comemora o Soldado BM Rafael, ao apresentar a Amora, uma Border Collie de dois anos e quatro meses.

“Desde o seu nascimento começamos a fazer a preparação. Hoje a Amora tem dois anos de treinamento, árduo. São dias de dedicação e empenho que o cão tem que ter para a gente conseguir fazer com que esse cão traga um serviço de qualidade para a sociedade”,

destaca, ao afirmar que a especialidade da Amora é procurar pessoas desaparecidas em áreas rurais.

Vale destacar que antes mesmo de ser certificada a Amora já trabalhou em missões, entre elas um afogamento.

“Para mim é gratificante, só tenho que agradecer ao Comando Regional e a todos os militares, um conjunto para que a Amora fosse certificada. Então meu agradecimento a todos e podem ter certeza que a população de Tangará e região está em boas mãos e a gente vai começar a colher frutos”.

Atualmente, o Soldado Rafael Barretes e a cadela Amora são os únicos binômios certificados de toda a Regional do Corpo de Bombeiros, contudo, há dois cães, filhotes, em Juína, em processo de treinamento.

“Mas, com certeza, vão ser certificados e vão fazer parte do quadro do Estado de Grosso, que hoje possui 17 cães”.

Diário da Serra

Notícias da editoria