Diário da Serra

ESCOLHA INTERNA – Período para Convenções Partidárias segue até 5 de agosto

Rosi Oliveira / Redação DS 24/07/2024 Política

As convenções são uma reunião interna para escolha dos candidatos

Escolha dos candidatos no pleito de 6 de outubro

Com o período do pleito eleitoral 2024 que se avizinha, os partidos começam a se articular para a eleição e, nessa primeira etapa, surgem os nomes dos futuros candidatos. Com isso, são vários os nomes colocados à disposição. Para essas escolhas, servem as convenções partidárias para julgamento de assuntos de interesse do grupo ou para escolha de candidatos e formação de coligações.

Conforme estabelece a Lei n° 13.165/2015, Lei da Reforma Política, as convenções devem ocorrer no período de 20 de julho a 5 de agosto do ano eleitoral.

De certa forma, as convenções são uma eleição interna para escolha dos candidatos que representarão os partidos no pleito de 6 de outubro.

“A pessoa precisa participar de uma agremiação partidária e, além disso, ela precisa ser escolhida pelos membros do partido para concorrer a um cargo”,

reforça o juiz da 19ª Zona Eleitoral de Tangará da Serra, Anderson Gomes Junqueira.

Além da escolha dos candidatos, nas convenções são escolhidos os números que cada candidato terá para ser votado, aquele que será trabalhado no período eleitoral e que estará na urna eletrônica para ser votado pelo cidadão. Aos partidos políticos fica garantido o direito de manter os números concedidos à sua legenda na eleição anterior e aos candidatos, o direito de manter os números que lhes foram atribuídos na eleição anterior para o mesmo cargo.

Após as convenções, que podem ser presenciais, on line ou híbridas, segue-se ao registro das candidaturas junto à Justiça Eleitoral, com o prazo até o dia 15 de agosto. Após isso, já no dia 16 de agosto iniciam as propagandas políticas nas ruas e na internet. Já a propaganda eleitoral gratuita na TV e rádio terá início do dia 30 de agosto a 3 de outubro. A contagem é feita considerando os 35 dias anteriores à antevéspera do 1º turno.

Diário da Serra

Notícias da editoria