Diário da Serra
Diário da Serra

TANGARÁ DA SERRA – Agentes de endemias intensificam ações contra dengue

Fabíola Tormes Homsi / Redação DS 20/09/2024 Saúde

Nesta sexta-feira o trabalho seguirá no bairro Jardim San Diego

Blitz educativa na Avenida Brasil nesta quinta

As equipes de agentes de Combate às Endemias de Tangará da Serra têm intensificado o trabalho de campo para identificar e eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como a dengue, zika e chikungunya.

Nesta semana eles estiveram em alguns bairros, entre eles no Alto da Boa Vista, realizando a coleta de materiais que acumulam água, assim como realizaram uma blitz educativa na Avenida Brasil nesta quinta-feira, 19. Na oportunidade foram entregues panfletos para estimular a conscientização e fomentar as medidas de prevenção contra a dengue, zika e chikungunya.

Já nesta sexta-feira, 20 de setembro, o trabalho seguirá no bairro Jardim San Diego, mais especificamente na Rua 9, para um mutirão em terrenos baldios.

“Já foi feito um mutirão no mês de maio, mas esse lugar encontra-se com muito lixo, com muitos acumuladores de água, muitos recipientes. Então, como estão chegando as chuvas, faremos esse mutirão para evitar a criação do Aedes”,

explica o supervisor de campo, Elias Duarte, ao pedir a colaboração de todos.

“Sabemos que o Aedes é um mosquito caseiro. Ele vai se criar [nesse lixo] e depois vai para dentro da sua casa. Vai levar doença para dentro da sua casa. Então pedimos mais cuidado aos moradores: deposite seu lixo no local correto”,

orienta.

“Devemos estar atentos e não descartar lixo no local errado”,

reforça.

Todas essas ações são extremamente necessárias pois o cenário epidemiológico das arboviroses urbanas em Tangará da Serra é de alerta. O município ultrapassa 10 mil notificações de Dengue e Chikungunya, conforme dados do Informe Epidemiológico n° 25, de janeiro a 12 de setembro.

São 4.177 notificações de Dengue, 53 de Zika e 5.920 casos notificados para a Chikungunya. Em relação aos óbitos confirmados, em Tangará da Serra já são três por Dengue e sete por Chikungunya.

“Por isso pedimos aos moradores um cuidado maior com suas casas”.



Diário da Serra

Notícias da editoria