Diário da Serra
Diário da Serra

REGULARIZAÇÃO AMBIENTAL – Tangará da Serra recebe Mutirão Ambiental CAR Digital a partir desta segunda

Redação DS 23/09/2024 Rural

Produtores rurais e responsáveis técnicos poderão tirar dúvidas com a Sema

Rural

O Sindicato Rural de Tangará da Serra, em parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso (Famato), Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) e Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja), Associação Matogrossense dos Produtores de Algodão (Ampa), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Instituto Mato-grossense de Carne (Imac) e JBS, realiza a partir desta segunda-feira, dia 23 de setembro, o Mutirão Ambiental CAR Digital em Tangará da Serra.

No evento, que segue até quinta-feira, 26, produtores rurais e responsáveis técnicos poderão tirar dúvidas com a Sema sobre a validação do registro ambiental de suas propriedades.

“É a segunda edição do mutirão que temos aqui em Tangará, no intuito de trazer o produtor rural para mais próximo da Sema”,

afirma o diretor da Regional da Sema de Tangará da Serra, Jeferson Zucchi, ao destacar que o objetivo é instruir o produtor rural e o responsável técnico para analisar o CAR Digital confeccionado pela Sema e avaliar o seu cadastro ambiental rural para poder realizar a validação.

O evento será aberto às 19h com a palestra “CAR Digital” - Oportunidades e Desafios da Regularização Ambiental em Mato Grosso, ministrada pela secretária-adjunta de Gestão Ambiental da Sema, Luciane Bertinatto. O encontro será na Associação Comercial.

“O Simcar Digital é uma ferramenta nova que o Estado de Mato Grosso criou e está oportunizando ao produtor para validar o seu CAR com mais celeridade. Responderemos todas as dúvidas dos responsáveis sobre as bases digitais para a confecção do CAR do produtor rural”,

destacou Luciane Bertinatto.

A programação segue na terça, 24, com uma roda de conversa com os responsáveis técnicos dos municípios inseridos no Mutirão Ambiental CAR Digital, a partir das 9h, na sede do Sindicato Rural de Tangará da Serra (Parque de Exposições).

Já os atendimentos individualizados com analistas do CAR acontecerão de terça a quinta-feira.

“É um momento único para que o produtor rural possa, de forma mais fácil, ter acesso as informações e tirar dúvidas”,

reforça Zucchi.

No Mutirão Ambiental CAR Digital serão atendidos produtores rurais e responsáveis técnicos dos municípios de Tangará da Serra, Sapezal, Campos de Júlio, Campo Novo do Parecis, Brasnorte, Nova Maringá, São José do Rio Claro e Diamantino.

O CAR Digital é um projeto único no Brasil, 100% automatizado para a análise dos cadastros de imóveis rurais do Estado. O sistema utiliza a tecnologia de imagens de satélites para apontar e gerar ao produtor o CAR aprovado pela Sema, trazendo mais agilidade em todo o processo.



Diário da Serra

Notícias da editoria