Neste Dia Internacional do Empreendedorismo Feminino, a Acits e o Sebrae reforçam seu compromisso com a inclusão
O empreendedorismo feminino tem se consolidado no Brasil como uma alternativa poderosa para mulheres que buscam autonomia financeira, flexibilidade e superação de barreiras no mercado de trabalho. Em Tangará, a Associação Comercial e Empresarial (Acits) tem sido uma importante aliada nesse cenário, pois promove ações que incentivam e apoiam o desenvolvimento de negócios liderados por mulheres.
Em entrevista, o administrador executivo Jorge Nazzari compartilhou insights e dicas práticas para mulheres que desejam abrir seu próprio negócio, destacando como a associação e o Sebrae podem oferecer suporte em cada etapa da jornada empreendedora.
“O empreendedorismo feminino não só contribui para a economia local como também é um fator de transformação social”,
afirma Nazzari, ao explicar que a Acits oferece uma rede de suporte para que mulheres possam iniciar seus negócios de forma mais acessível e segura, com oportunidades de networking, capacitação e orientação estratégica. Além disso, o Sebrae é um parceiro essencial, oferecendo cursos e consultorias que vão desde o planejamento inicial até a gestão financeira e de marketing.
“Hoje é muito mais fácil e viável para uma mulher empreender em Tangará. As ferramentas estão ao nosso alcance, e nós, junto com o Sebrae, facilitamos esse caminho”,
afirma Nazzari.
Para quem deseja iniciar um negócio, Nazzari recomenda passos fundamentais: entender o público-alvo, planejar as finanças e buscar capacitação.
“Participar de cursos e eventos da Acits ou do Sebrae pode ser decisivo, pois essas atividades ensinam desde a formação de preços até estratégias para atrair clientes”,
explica.
Além disso, ele enfatiza que o networking é essencial.
“Conhecer outras empreendedoras ajuda a trocar experiências, inspirar e fortalecer o próprio negócio”.
A empreendedora Maria Raimunda é exemplo de como esses apoios fazem diferença. Após atuar em diversas áreas, ela concretizou seu sonho de abrir uma loja de roupas, a Mari Modas, e destaca que os suportes do Sebrae e da Associação Comercial foram cruciais para estruturar o negócio e se conectar com outras mulheres empreendedoras.
“Esses cursos e palestras são uma chance para aprender e crescer. Basta dar o primeiro passo e o Sebrae está aqui para ajudar. Com suporte, capacitação e inspiração, qualquer mulher pode iniciar sua jornada empreendedora e conquistar seu espaço no mercado”,
diz ela.
Mas se você por algum motivo não conhece a Acits ou o que o Sebrae tem a oferecer, esta é uma grande oportunidade para que você consiga alavancar seu negócio e com o auxílio dessas entidades que ajudam a fomentar o comércio local, o seu empreendimento vai crescer saudável.