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INOVAÇÃO E CELERIDADE – Atendimentos do Samu passam a ser no formato digital; meio de solicitação permanece o mesmo

Rosi Oliveira / Redação DS 11/12/2024 Geral

A unidade do Samu passou por um processo de modernização tecnológica

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Atendimentos do Samu passam a ser no formato digital; meio de solicitação permanece o mesmo

Desde o último sábado, 7 de dezembro, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está utilizando uma nova ferramenta em atendimentos aos munícipes tangaraenses. A unidade do Samu passou por um processo de modernização tecnológica e agora conta com uma migração completa do sistema para o formato digital. Que significa dizer, que todos os atendimentos prestados pelo Samu serão através de smartphone que estará presente durante todo o procedimento em andamento.

“Vamos acabar com papel, o desperdício e o retrabalho. Esse sistema veio realmente como um auxiliar de inovação e melhoria de serviço”,

frisa a médica intervencionista, Ingrid Iara Rodrigues da Silva, diretora técnica do Samu.

A modernização de todo sistema trará tanto para solicitantes quanto para os servidores atendentes do Samu maior celeridade nos atendimentos.

“A gente consegue fazer parte de fiscalização, consegue garantir melhor o tempo resposta que é aquele tempo que a ambulância é acionada e chega ao local da ocorrência. Conseguimos gravar as informações e ter feedback do solicitante em relação a endereços e se necessário, fotos e chamada via link pelo médico que está na base, no atendimento. Então, é um sistema muito inovador que vai contribuir para o nosso processo de trabalho”,

assegura a médica.

Com o novo processo, a solicitação será monitorada através de computadores na base que apontarão passo a passo o translado, as paradas em semáforo e o tempo em atendimento no local. Através do novo sistema todo o deslocamento será monitorado.

“A gestão tem se empenhado em modernização, amplificação de serviços e por esse motivo conseguimos habilitar um sistema muito moderno de informatização do nosso serviço e isso vai contribuir de várias maneiras”.

Cabe salientar que no ato do atendimento, o solicitante verá o atendente (técnico ou enfermeiro) de posse de um celular e nele serão depositadas todas as informações do paciente e do atendimento.

“Então seu atendimento que estiver acontecendo não estará sendo negligenciado em virtude de quem esteja atendendo estar no celular. O smartphone agora faz parte do serviço do Samu e com ele, é que há a comunicação entre a equipe que está na rua e a central de regulação”.

Novo sistema possibilitará criação de base de dados de número de acidentes e principais pontos nevrálgicos

Outro fator de relevância para a implantação e sistematização do processo de atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi o de pleitear recursos junto ao Governo Federal.

“A gente visa uma qualificação para garantir melhores recursos do Ministério da Saúde e é um pré-requisito que a gente tenha um sistema de funcionamento. E hoje temos um sistema de primeiro mundo”,

comemora a médica intervencionista, Ingrid Iara Rodrigues da Silva, diretora técnica do Samu.

O benefício da sistematização será verificado em diversas áreas como por exemplo, que dados poderão ser coletados para montagem de estatísticas de diversos segmentos como número de acidentes e principais pontos e bairros de maiores ocorrências.

“O sistema vem através de GPS satélite e a gente consegue saber a numeração correta dos números de acidentes de determinados pontos da cidade e auxilia nas políticas públicas, nas melhorias que o governo municipal pretende fazer na nossa cidade, no trânsito em relação ao número de acidentes. Além disso, todos os nossos atendimentos serão marcados nos pontos da cidade pelo GPS. O sistema acusará parada das ambulâncias e ponteia o determinado tipo de acidente, os bairros e localidades”,

detalha Pedro Wilson de Lima Santana, coordenador administrativo do Samu.

“A gente vai conseguir levantar gastos em relação a combustível, ter um controle maior sobre a frota, o tempo de renovação de frota e peças e tempo que ela andou”,

ressalta Wilson.

Cabe destacar que as mudanças foram no sistema de atendimento, mas o meio de solicitação permanece o mesmo, através do 192.



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