CURTAS – 24 DE DEZEMBRO DE 2024
Sessenta e seis dos atuais 141 prefeitos em Mato Grosso começam a limpar as gavetas, após um e/ou dois mandatos seguidos. Entre os que se despedem do Executivo municipal daqui a sete dias estão gestores dos principais polos, como Emanuel Pinheiro (Cuiabá), Kalil Baracat (Várzea Grande), Zé do Pátio (Rondonópolis) e Ari Lafin (Sorriso).
Em 1º de janeiro assumem 67 novos gestores, incluindo Calebe Francio (MDB), do recém-criado Boa Esperança do Norte, elevando para 142 o número de municípios mato-grossenses. Eles se juntam aos 75 que garantiram a reeleição, como Vander Masson, em Tangará da Serra, Roberto Dorner (Sinop) e Eliene Liberato (Cáceres).
A presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL-MT), Janaina Riva, convocou os deputados para uma sessão extraordinária, realizada nesta segunda, para votação da recomposição do Fethab Diesel para os municípios. “É uma ajuda para a infraestrutura desses municípios”, completou o governador em exercício, Eduardo Botelho.
A sessão extraordinária foi a última deste ano legislativo. A ALMT estará de recesso das atividades até dia 3 de janeiro de 2025, em decorrência das festas de fim de ano. Neste período, estarão suspensos também, os atendimentos ao público externo. O retorno do expediente no Parlamento acontece no dia 6 de janeiro, a partir das 8h. Já a sessão ocorrerá no dia 8, no período matutino, para que os deputados apreciem e votem projetos que incluem as contas do governo e a RGA.