Diário da Serra

NOVO PREFEITO - Abilio toma posse, nega ser "salvador da pátria" e manda recado à oposição

Gabriel Rodrigues e Jacques Gosch / RD News 01/01/2025 Política

Abilio comemorou a eleição da chapa 100% feminina para Mesa Diretora, presidida pela aliada Paula Calil

Política

O prefeito Abilio Brunini (PL), empossado pela Câmara de Cuiabá nesta quarta-feira, 1, juntamente com a vice Vânia Rosa (Novo), aproveitou o discurso para mandar recado aos vereadores  que já se declararam oposição e deixou claro que não é “salvador da pátria”, mas promete se esforçar para tomar decisões acertadas a favor da ciodade. Além disso, criticou a aprovação das contas do antecessor Emanuel Pinheiro (MDB), no exercício 2023,  em sessão extraordinária realizada na semana passada.    

“Não sou salvador da pátria, nem do município. Sou uma pessoa, que está se colocando num lugar de muito sacrifício, com esperança de fazer algo bom por Cuiabá e mudar nossa história. Vou errar, vou acertar, mas vou estar sempre tentando fazer o melhor pelo nosso município”, disse.  

O recado de Abilio foi endereçado a vereadores reeleitos como o ex-presidente da Câmara Chico 2000 (PL), Adevair Cabral (Solidariedade) e Jeferson Siqueira (PSD). Os três já deixaram claro que serão opositores do novo prefeito.

Abilio também comemorou a eleição da chapa 100% feminina para Mesa Diretora, presidida pela aliada Paula Calil (PL). No entanto, fez questão de ressaltar a independência entre os Poderes Legislativo e Executivo, sinalizando  que atritos podem ocorrer.

“Quero dizer a todos que querem fazer oposição ou ser base, tudo bem, se esse é seu primeiro discurso, tudo bem. É sua escolha, não é a minha. Se no dia de agradecer seus eleitores você quer se declarar de oposição, tudo bem. Vou reconhecer a independência dessa Casa. Assim como essa Casa sempre deve e vai reconhecer a independência do Executivo. Harmonia não significa subserviência, não significa submissão. Nenhum Poder deve ser submisso ao outro, eles devem trabalhar juntos. Não por mim, eu passarei, mas por Cuiabá. Terei divergências com vários vereadores, não vai ser sempre às mil maravilhas”, disse Abilio, que tomou posse vestindo gravata cor de rosa, calça jeans e tênis.

Sobre a aprovação das contas de Emanuel Pinheiro, com placar de 13 votos favoráveis e 10 contrários,  pelos vereadores da legislatura passada, Abilio enfatizou que a maioria  dos que votaram a favor não se reelegeram.  Também criticou o não pagamento da folha salarial de dezembro dentro do mês trabalhado como vinha ocorrendo há 8 anos.

“Julgar regulares as contas de um prefeito com tantos escândalos de corrupção em sua gestão, proteger um prefeito que deixa  o salário do servidor sem pagar, passando dificuldade no fim do ano. Lembre-se, alguns de vocês sairão para almoçar, muitos desses servidores não tem dinheiro para comprar a ceia de natal nem do ano novo. Às vezes a gente vê os vereadores que aprovaram esse prefeito querendo se opor a uma Mesa histórica”, completou defendendo a chapa formada somente por mulheres que foi eleita para comandar o Legislativo cuiabano.

Segundo Abilio, a eleição da chapa presidida por Paula Calil é histórica. Neste sentido, afirmou que a decisão da Câmara de Cuiabá serve de exemplo para o Brasil e para o mundo.

“Estou mais feliz hoje com a posse dessa Mesa do que com a minha própria. Estou mais orgulhoso de todos os vereadores que elegeram essa Mesa Diretora com todas essas mulheres e todas as mulheres do Parlamento, junto comigo a Vânia [vice-prefeita], o nosso número expressivo de secretárias. Estou muito feliz, orgulhoso de cada vereador que nos fez chegar até aqui, orgulhoso de vocês. Isso é ser homem, reconhecer nosso lugar e reconhecer aquelas que nos ajudam, isso é ser homem”, pontuou.

No final, Abilio convocou todos para a solenidade de transmissão do cargo, que será realizada no Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, a partir das 18h.

Diário da Serra

Notícias da editoria