CURTAS – 31 DE JANEIRO DE 2024
O aplicativo TeleEstomato, uma tecnologia que auxilia no diagnóstico do câncer de boca, alcançou a marca de 400 atendimentos em Mato Grosso, através o SUS. Em funcionamento no Estado há mais de um ano, a plataforma possui 340 profissionais cadastrados e já auxiliou no atendimento em 78 municípios.
“Este aplicativo funciona como um facilitador para o usuário do SUS em Mato Grosso, que pode ter seu diagnóstico de forma mais rápida e prática para dar início ao tratamento do câncer, além de gerar economia para a gestão pública. É uma experiência que está dando certo e que tende a crescer”, declarou o secretário de Saúde, Gilberto Figueiredo.
O objetivo do aplicativo é dar suporte aos profissionais de saúde e cirurgiões-dentistas para o diagnóstico e manejo de lesões maxilofaciais, evitar encaminhamentos desnecessários e diminuir o tempo de espera para consulta em serviço especializado para os casos de alto risco para câncer de boca, permitindo a troca de conhecimento e experiências.
Segundo a coordenadora do aplicativo, Diurianne França, o serviço funciona como um mediador entre os cirurgiões-dentistas da Atenção Básica e da Atenção Especializada, contribuindo na rapidez e precisão quanto ao diagnóstico e à conduta de alterações ou lesões orais. O TeleEstomatoMT já está disponível para os profissionais de odontologia do SUS dos 142 municípios de MT pelo link https://teleestomato-mato-grosso.glideapp.io/