Evento realizado pelo Sindicato Rural, no Parque de Exposições, no dia 22
O município de Tangará da Serra poderá ganhar uma nova cultura agrícola. A produção de cacau, que pode representar uma importante alternativa de renda para a agricultura familiar, será tema de evento realizado pelo Sindicato Rural, no Parque de Exposições, no próximo dia 22 (sábado).
A palestra contará com a participação de Chiquinho do Cacau, profissional da área técnica e grande conhecedor da cultura cacaueira no Brasil. Ele, que tem sua base de Jaru (RO), repassará informações sobre variedades e os tratos culturais em geral.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural de Tangará da Serra, Romeu Ciochetta, o cacau poderá surpreender tanto em produtividade como em rentabilidade.
“Com um bom planejamento, o município poderá ter na lavoura cacaueira uma nova vocação produtiva, com vantagens principalmente para a agricultura familiar”,
observou.
As palestras também versarão sobre a viabilidade da implantação da lavoura cacaueira, manejo, adubação, irrigação, colheita e comercialização. Outros temas abordados serão enxertia, produção consorciada com mandioca e banana, além do uso da cama de aviário na adubação e produção sustentável para agricultura familiar.
O evento é organizado dentro do contexto da estratégia Produzir, Conservar e Incluir (PCI) através de parceria do próprio Sindicato Rural com os poderes públicos municipal (prefeitura e secretarias municipais de Agricultura – Seapa – de Meio Ambiente – Semmea) e estadual (Empaer e secretarias de Estado de Agricultura Familiar – Seaf – e de Meio Ambiente – Sema). O Sistema Famato, através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), também participará, como agente fomentador.