Diário da Serra
Diário da Serra

PREVENÇÃO AO SUICÍDIO – Caps intensifica ações no Setembro Amarelo

Rosi Oliveira / Redação DS 13/09/2023 Saúde

As ações estão acontecendo em todas as Unidades de Saúde

Centro Atenção Psicossocial (Caps) é responsável pelas ações

Caps intensifica ações no Setembro Amarelo

O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano, com vistas a auxiliar a pessoa que esteja em sofrimento mental.

Em Tangará da Serra, as ações foram intensificadas e estão acontecendo em todas as Unidades de Saúde da Família (USFs), aonde a equipe tem reforçado o atendimento a quem precise da ajuda. No Município, o Centro Atenção Psicossocial (Caps) é responsável pelas ações.

“Nós pactuamos para o mês de setembro rodas de conversa, palestras, capacitações a serem realizadas em diversos locais sobre saúde mental e também sala de espera, que acontece nas unidades enquanto os pacientes aguardam pelo atendimento”,

informa a Coordenadora da Saúde Mental, Izadora Bauermeister Chiaramonte.

Além dessas ações, acontecerão também oficinas terapêuticas no Caps e no Posto Central.

Conforme a coordenadora, mesmo sem uma base de dados, os atendimentos no Caps apontam números alarmantes.

“No Caps aonde acompanhamos casos de transtornos mentais graves, crônicos e persistentes é uma rotina do serviço nos depararmos com casos de tentativa ou ideação suicida. É um agravamento, querendo ou não, de um problema mental. Então, é bem comum que isso aconteça”,

alerta a Coordenadora da Saúde Mental, ao comentar que embora exista a evolução de todos os setores, quando as informações são constantes e ao alcance das mãos, muitas das vezes, o tratamento e detecção do sofrimento acaba esbarrando em dogmas ou tabus, e, intensificando o sofrimento.

  • Dia D:

A equipe do Caps prepara para o dia 30 de setembro um encontro com a população para que ocorra maior interação e, mais informações sobre o serviço disponível de apoio, que atende gratuitamente. O encontro será a partir das 8 da manhã no Bosque Municipal.


“Se precisar, peça ajuda!”, é tema do Setembro Amarelo

O suicídio é uma triste realidade que atinge o mundo todo e gera grandes prejuízos à sociedade. O número de suicídios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 na comparação com 2021. O levantamento faz parte do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho. Em 2022, foram 16.262 registros, uma média de 44 por dia. Em 2021, foram 14.475 suicídios. Em termos proporcionais, o Brasil teve 8 suicídios por 100 mil habitantes em 2022, contra 7,2 em 2021. (Uol)

O aconselhamento dos profissionais que lidam com os transtornos da mente no Caps é que ao notar que um familiar não está bem, nunca confrontar com cobranças, mas apoiar e incentivar a busca por ajuda.

“Primeiro é buscar entender o que está acontecendo. Cada um no seu tempo”,

frisa o Responsável Técnico do Caps, enfermeiro Rondinele Amaral da Silva, ao ressaltar que ninguém precisa sofrer sozinho.

“O Caps é um serviço aberto à comunidade, então, a pessoa quando identificar que está com algum problema de saúde mental, está em sofrimento, ou quer conversar, se abrir um pouquinho, pode vir ao Caps que a equipe técnica faz o acolhimento, que é o primeiro atendimento, para depois darmos seguimento ao tratamento”.



Diário da Serra

Notícias da editoria