Diário da Serra
Diário da Serra

TOLERÂNCIA ZERO - Disque Extorsão 181 fecha primeiro mês com 380 denúncias registradas e resulta em operações

Alecy Alves / Sesp-MT 16/04/2025 Polícia

O serviço registrou uma média de 13 denúncias ao dia

Disque Extorsão 181

O serviço de denúncia contra facções criminosas, criado pelo Governo do Estado de Mato Grosso como parte das ações do Programa Tolerância Zero, recebeu 380 denúncias no primeiro mês de funcionamento e já resultou em operações policiais. Criado em 11 de março, o serviço registrou uma média de 13 denúncias ao dia.

“Mesmo 30 dias sendo considerado um prazo curto quando se trata de crimes de maior complexidade, que exigem mais tempo para apuração e produção de provas, a Polícia Civil já fez operações com base em denúncias que chegaram pelo Disque Extorsão”,

afirma o secretário de Segurança Pública, coronel César Roveri.

Desse total, 90%, ou 345, foram formalizadas via Disque Extorsão, o telefone 181. As demais, 35, chegaram pela internet, em relatos de textos feitos na aba ‘Facção Criminosa’, dentro do serviço ‘E-Denúncias 24 horas’, disponibilizado na página da Secretaria de Segurança Pública(Sesp-MT) para denunciar todas as modalidades de crimes.

Roveri reforça que o Disque Extorsão 181 é parte do Tolerância Zero às Facções Criminosas, lançado em novembro de 2024 pelo governador Mauro Mendes.

O Disque Extorsão 181 funciona em sala anexa à central de câmeras de monitoramento. Quem denuncia tem a garantia de sigilo absoluto.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria