Diário da Serra
Diário da Serra

ATENDIMENTO A PREMATUROS - Tangará da Serra tem posto de coleta de leite humano

Luiza Goulart/ SES-MT 29/04/2025 Saúde

Posto de Coleta é no Hospital Santa Ângela, de segunda a sexta-feira

Atendimento a bebês prematuros

Para aumentar ainda mais a captação de leite humano em Mato Grosso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza ações para sensibilizar os hospitais que realizam partos a instalarem um Posto de Coleta de Leite Humano. Já aqueles que possuem Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI Neo) devem instalar um Banco de Leite Humano.

“Fazemos reuniões online frequentemente, visitas técnicas nas Regiões de Saúde e encaminhamos orientações para os Escritórios Regionais de Saúde (ERS)”,

explicou Rodrigo Carvalho, técnico responsável pela área da Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação, e Alimentação Complementar Saudável, da Coordenadoria de Promoção e Humanização da Saúde da SES.

A coordenadora de Promoção e Humanização da Saúde, Rosiene Pires, acrescentou que a SES, ao longo do ano, realiza encontros, oficinas e seminários.

“Essas ações buscam o fortalecimento da Amamentação na Rede de Atenção à Saúde, ampliando a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB) na Atenção Primária à Saúde”.

Como e onde doar?

Para doar, é necessário que toda mulher que amamenta esteja saudável e não faça uso de medicamentos ou substâncias contraindicadas durante o período de amamentação. Se atender a esses critérios, além de ter passado pela triagem clínica e ter qualquer quantidade excedente de leite, está elegível para a doação.

Pessoas interessadas na doação podem se cadastrar em uma das seis unidades de coleta de leite humano nos municípios de Cuiabá, Rondonópolis, Tangará da Serra e Lucas do Rio Verde.

Em Tangará da Serra o Posto de Coleta é no Hospital Santa Ângela, de segunda a sexta-feira.
 

Diário da Serra

Notícias da editoria