O Projeto de Vida atua como uma ponte, preparando os estudantes para se inserirem em ambientes de trabalho
Desde o início de 2025, adolescentes da rede pública de ensino que cursam o Ensino Médio integrado a um curso técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai MT) têm a possibilidade de desenvolver um planejamento pessoal e profissional por meio da unidade curricular “Projeto de Vida”. O componente curricular é ofertado pelo Senai a aproximadamente 2,6 mil estudantes de 18 municípios, entre eles Tangará da Serra, em parceria com a Secretaria e Estado de Educação (Seduc).
Mais do que uma unidade curricular do novo ensino médio, ela representa uma resposta direta às necessidades do mercado, com foco no planejamento de carreira e desenvolvimento das chamadas competências socioemocionais e comportamentais (soft skills). Essa abordagem preenche uma lacuna identificada entre a formação tradicional e as demandas reais da indústria mato-grossense, afirma Iago Venâncio, especialista em Educação do Senai.
“O Senai percebe que as empresas valorizam cada vez mais profissionais que sabem colaborar, se comunicar e lidar com pressão, características que muitas vezes não são o foco principal do ensino convencional. O Projeto de Vida atua, portanto, como uma ponte, preparando os estudantes para se inserirem e prosperarem em ambientes de trabalho modernos”,
destaca o analista.
No total, a carga horária é de 120 horas por ano para trabalhar habilidades como inteligência emocional, relacionamento interpessoal, liderança, criatividade e resolução de problemas, capacitando os jovens a se tornarem não apenas técnicos qualificados, mas profissionais completos e adaptáveis.
A unidade curricular é ministrada pelo Senai a pedido da Seduc-MT.