O projeto visa a restauração ecológica e a preservação dos recursos hídricos da região de Tangará
O Instituto de Preservação Ambiental e Conservação (IPAC) participou da Reunião do Grupo de Planejamento Hídrico (Region C Water Planning Group - RCWPG), realizada no Estado do Texas, Estados Unidos no último dia 19 de maio.
Durante a reunião foi apresentado um resumo do documento que o IPAC elaborou, de contribuição para o Plano de Recursos Hídricos de 2026 da Region C, que está em fase final de elaboração. Foram mostradas através de um banner colocado na sala de conferência, as imagens do trabalho de recuperação das nascentes do Queima Pé, um projeto que visa a restauração ecológica e a preservação dos recursos hídricos da região de Tangará da Serra, no Estado de Mato Grosso, Brasil. Essa iniciativa mostra os esforços do instituto em promover práticas sustentáveis que garantam a segurança hídrica e o equilíbrio ambiental.
A reunião contou com a apresentação da versão preliminar do Plano de Recursos Hídricos de 2026 da Region C, que abrange 16 condados da Região da Grande Dallas. Nesse plano são consideradas as estimativas de crescimento populacional e econômico e as projeções de demanda hídrica até 2080.
O Estado do Texas é dividido em 16 regiões de Planejamento Hídrico. O Conselho de Desenvolvimento de Água do Texas (Texas Water Development Board - TWDB), foi criado em 1950 e a partir de 1997, passou a elaborar os Planos de Recursos Hídricos regionais.
Os Grupos de Planejamento Hídrico são compostos cada um por cerca de 20 membros que representam uma variedade de interesses, incluindo agricultura, indústria, meio ambiente, público, municípios, negócios, distritos de água, autoridades de rios, empresas de água, condados, áreas de gerenciamento de água subterrânea e geração de energia.
O Texas é o segundo estado mais populoso dos EUA e atraiu mais novos residentes do que qualquer outro estado desde 2000, principalmente devido à sua economia próspera e às áreas metropolitanas em expansão. O Texas cresceu mais rápido do que a média nacional a cada década desde a década de 1850.
As projeções adotadas pelo Texas Water Development Board (TWDB) revelam que a população do Texas deverá aumentar em mais de 70% durante o horizonte de planejamento, de 29,7 milhões em 2020 para mais de 52,3 milhões em 2080.
O IPAC encaminhou aos Conselheiros da Region C Water Planning Group-RCWPG um documento com propostas de recuperação de recursos hídricos, que contribuirão para o aumento da disponibilidade hídrica na região.
Estão sendo propostas seis ações: Recuperação de nascentes; Conservação de solos; Recuperação de matas ciliares; Construção de Bacias de Contenção; Controle e recuperação de processos erosivos; e Instalação de Intensificadores de Recarga do Lençol Freático.