Diário da Serra
Diário da Serra

RECUPERAÇÃO – Nascente do Queima Pé recebe mudas para revitalização

Sergio Roberto / Enfoque Business 17/03/2022 Geral

Foram plantadas 1.500 mudas de árvores de espécies nativas

Geral

A área do entorno da nascente do rio Queima Pé, em Tangará da Serra, começou a receber na quarta-feira, 16, o plantio de 1.500 mudas de árvores de espécies nativas.

A ação é do Instituto Pantanal Amazônia de Conservação (Ipac), Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT - Unidade Tangará da Serra) e Rotary Clube Tangará Cidade Alta, com doação das mudas pela Uisa Bioenergia + Açúcar.

O apoio, além da Uisa, é da Prefeitura e Câmara Municipal, Ministério Público, Sindicato Rural de Tangará da Serra, Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Sepotuba, Ordem Demolay, Fazenda Santa Amália e produtor rural Antônio Guzatti.

Segundo o agrônomo e consultor ambiental Décio Siebert, coordenador dos trabalhos, a ação tem duplo sentido.

“Foi um evento alusivo ao Dia da Água, que será celebrado em 22 de março, e é mais uma etapa do projeto de revitalização da nascente do rio Queima Pé”,
disse.

O plantio das mudas acontece em todo o entorno da nascente, nas áreas de recarga do manancial. Nestes locais também há cerca de 150 drenos de águas pluviais, implantados em ações do projeto de revitalização com objetivo de alimentar a nascente.

  • Resultados:

A vazão que hoje se verifica na nascente do rio Queima Pé é atribuída principalmente às chuvas abundantes que tem ocorrido neste período chuvoso. Contudo, os resultados das ações de revitalização também devem ser considerados.

“A água que vemos brotando hoje é o estoque de água da nascente. Ainda precisamos de outras ações para complementar esta revitalização, como as adequações na estrada para proporcionar a absorção e, ao mesmo tempo, evitar assoreamento”,
esclareceu Décio Siebert.

Décio destaca que a nascente, estando recuperada em sua plenitude, torna o Queima Pé suficiente para abastecer a cidade o ano todo.



Diário da Serra

Notícias da editoria