Os óbitos somaram 10 nesse ano
A Prefeitura Municipal convida a comunidade de Tangará da Serra a participar da audiência pública que abordará a incidência de dengue e outras arboviroses na região, como zika e chikungunya. O evento, que acontecerá às 19h no prédio da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (Acits), tem como objetivo informar a população sobre os riscos dessas doenças e fortalecer as ações conjuntas de combate e prevenção.
Em Tangará da Serra, dados atualizados até o último dia 24, apontam para 10.151 casos de arboviroses, sendo 4.177 pacientes com dengue, 53 com zika vírus e 5.921 moradores acometidos por chikungunya. Os óbitos somaram 10 nesse ano.
A melhor forma de prevenção é evitar a proliferação do mosquito, mantendo o ambiente livre de água parada onde o Aedes aegypti pode se desenvolver. Medidas como limpar e cobrir reservatórios de água, eliminar pneus e garrafas destampadas, limpar vasilhas de plantas e de animais e realizar vistorias semanais no quintal e nos arredores do seu bairro são essenciais para reduzir os focos do mosquito.
Além de provocar impactos significativos na saúde da população do município, as arboviroses sobrecarregam os sistemas de saúde e trazem prejuízos econômicos para as famílias e comunidades afetadas. A Prefeitura de Tangará da Serra e a Secretaria Municipal de Saúde convidam toda a população para participar desse encontro, ressaltando a importância do envolvimento comunitário para o sucesso das ações preventivas.