Diário da Serra
Diário da Serra

IMUNIZA MAIS MT – Saúde de Tangará da Serra alcança Selo de Ouro em vacinação

Rosi Oliveira / Redação DS 04/11/2024 Saúde

Município alcançou nove das dez metas estipuladas; apenas a vacinação para Febre Amarela não teve a meta alcançada

Saúde

Tangará da Serra, através da Secretaria Municipal de Saúde, conquistou uma colocação de grande importância no ‘Programa Imuniza Mais MT’, alcançando o Selo de Ouro, com incentivos voltados à ampliação da cobertura vacinal nos municípios do Estado de Mato Grosso. O projeto é dividido em três extratos populacionais: menores de 10.000 habitantes; entre 10.000 e 30.000 habitantes e acima de 30.000 habitantes.

Foram avaliados em cada extrato populacional a cobertura vacinal de 10 imunobiológicos do calendário vacinal das crianças menores de 2 anos, que premia os municípios que apresentam melhor desempenho em vacinação no ano de 2023.

Tangará da Serra alcançou a meta de cobertura vacinal em nove imunobiológicos: BCG, Hepatite B (menores de 30 dias), Pentavalente, VIP, Rotavírus, Pneumo, Meningo, Hepatite A e tríplice viral, o que resultou na posição de destaque.

“A secretaria tem envidado todos os esforços para que a gente possa atingir todas as metas estabelecidas no calendário vacinal e essa posição foi alcançada com muito trabalho, com várias ações, busca ativa nas escolas, nos ambientes onde havia festividades no município, onde tínhamos aglomeração de pessoas”,

comenta o secretário Municipal de Saúde, Wellington Bezerra.

O prêmio máximo dentro do programa é o Selo Diamante, que não foi possível ao município em decorrência do índice menor na vacina contra Febre Amarela, cuja meta é de 95% das crianças imunizadas, quando o município alcançou a marca de 89%.

“Para buscar o Diamante nós vamos continuar esse serviço, fazendo com que o imunobiológico que não foi alcançado seja alcançado. Dos dez nós alcançamos nove e, para a próxima aferição das metas desejamos ter sucesso novamente, mas pulando para categoria Diamante”,

destaca.

Para o prefeito Vander Masson a premiação demonstra o trabalho engajado e persistente, que indica que a Saúde em Tangará da Serra está se transformando dia a dia.

“Temos solicitado ao secretário e aos servidores que façam um trabalho acolhedor à nossa população e essa conquista salienta que o trabalho está caminhando e assim continuará para o bem dos nossos munícipes”,

relata o gestor.

“Quero ressaltar a satisfação e importância da gente trabalhar com uma equipe super profissional, todos comprometidos com aquilo que é estabelecido e nós estamos alcançando êxito. Mérito dessa equipe que tem se desdobrado para que essas metas sejam alcançadas e que os serviços sejam prestados da melhor qualidade para nossa população”,

reforça o secretário Wellington Bezerra.

Fator determinante e que contribuiu sobremaneira para o alcance do selo foi a implantação da vacinação nos recém-nascidos no Hospital Municipal Arlete Daisy Cichetti de Brito, de onde as crianças já saem imunizadas.

“Para isso fazemos um alerta aos pais da importância da vacina da febre amarela antes de um ano de idade, pois a mesma é aplicada aos 9 meses, mas infelizmente temos muito atraso em sua aplicação”.

Diário da Serra

Notícias da editoria